![](https://hrportugal.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/08/motivacao.png)
Como manter o espírito positivo quando está em maré de azar
As redes sociais são palco fértil de vitórias, bons momentos e felicidade de todos. Porém, quando se está num pico de trabalho ou em maré de azar, ver no LinkedIn anúncios felizes de amigos e colegas pode ser algo doloroso.
Se sente que não está a avançar no seu trabalho, é hora de recalibrar, verificar o seu mindset e concentrar-se em actividades que o deixam feliz, em vez de se comparar aos outros. A Harvard Business Review partilha algumas dicas para seguir em frente quando está a precisar de uma “vitória”.
Lembre-se que é temporário
Haverá sempre altos e baixos; nada é permanente, mesmo que pareça. Às vezes estamos no topo e as coisas correm bem; outras vezes, lutamos para nos manter à tona. O importante é lembrar que é apenas um percalço e não durará para sempre. Se está a ter dificuldade em acreditar que o actual momento vai passar e precisa de ouvir isso de outra pessoa, fale com um amigo ou mentor que possa dar a sua perspectiva. Mesmo que não saiba quando, isso vai mudar.
Comemore uma (pequena) vitória
Provavelmente já ouviu antes a frase “comemore as pequenas vitórias”. Se está à procura de uma pequena vitória e esta não surge, experimente o seguinte: “diminua o tamanho delas”. Enumere todos os detalhes de um projecto de trabalho recente. Qual deles correu sem problemas? Qual foi melhor do que o esperado? Reconhecer até mesmo uma pequena vitória pode mudar a trajectória do trabalho e elevar o ânimo.
Estabeleça limites firmes de quem permite no seu espaço
Mesmo colegas e amigos com as melhores intenções podem fazer com que duvide de si mesmo. Dos seus colegas quem o faz sentir-se bem? Quem o puxa para cima? Estabeleça limites e seja implacável ao evitar as pessoas que o desanimam. No artigo “The Emotional Boundaries You Need at Work”, Greg McKeown cria uma matriz pela qual as pessoas podem determinar seus limites. «Para desenvolver relações significativas e maduras no trabalho ou em casa, precisamos de desenvolver dois filtros. O primeiro filtro protege-nos de outras pessoas. O segundo protege as outras pessoas de nós.» Isso significa que só devemos passar tempo com quem nos faz sentir bem (mesmo que seja apenas uma pessoa). Lembre-se que não precisa de ter limites tão rígidos para sempre. Enquanto está a “levantar-se”, evite pessoas que o derrubam e isso pode significar ficar um pouco fora das redes sociais.
Olhe para os seus pontos fortes
Praticar a gratidão faz-nos sentir melhor e dá-nos uma visão do que está a correr bem. No entanto, se estiver deprimido, experimente, no final do dia, rever as suas acções e apreciar o que fez de positivo. E pode ser algo tão simples como “sorri para o empregado do café” ou “partilhei um input valioso na reunião de hoje”. Escreva pelo menos três coisas por dia. Com o tempo, ver uma lista das suas acções positivas aumentará a autoconfiança e ajudará a andar para a frente.
Valorize o que está a dar certo
Se se sente pouco eficaz, pode achar que tem de fazer algo. No entanto, muitas vezes, a acção não é necessária. Experimente não fazer nada. “Nada” pode significar ler uma revista para limpar a mente, pensar sobre uma reunião que correu bem na semana passada ou ir fazer uma caminhada à volta do edifício.
O truque é deixar a sua mente ficar quieta e tentar perceber pelo menos uma coisa que está a dar certo. Se não procura o positivo, vai focar-se no negativo de que “nada está a resultar para mim”. Ao longo do dia é fácil identificar sinais ou coisas que não estão a ir na direcção certa. Da mesma forma, é fácil ignorar o zumbido silencioso de que tudo corre como devia. Adquira a prática diária de assimiliar – e anotar – três coisas que estão a resultar.
Olhe para as vitórias dos outros, mas nunca para se rebaixar
Às vezes é necessário olhar para as vitórias de outras pessoas. Não para fazer comparações, mas sim para ganhar impulso. Adopte a mentalidade: “Se essa pessoa consegue fazer aquilo bem, então eu também consigo”.
Alargue os seus horizontes
Se se sente em baixo, pode ter tendência para ficar aí e fazer o mínimo possível. Uma ideia melhor é procurar maneiras de mudar o paradigma de se desafiar a si próprio. Analise como pode criar condições para uma mudança positiva.
Se sente que não consegue obter uma vitória ou avançar num projecto, é hora de ajustar a sua mentalidade. Lembre-se de que a vitória mais pequena pode levá-lo em frente. Apoie-se nos seus mentores e colegas e mantenha os opositores afastados. Com o tempo, o efeito cumulativo dessas acções positivas vai ajudá-lo a avançar, e essas pequenas vitórias transformar-se-ão em grandes vitórias.