Como optimizar o recrutamento nas empresas tecnológicas?

Com o objectivo de optimizar o processo de recrutamento na área de tecnologia por parte das empresas e de o tornar mais simples, a Ironhack lança um novo serviço B2B de procura e selecção de talento tecnológico. Além de formar alunos em web development, data analytics, UX/UI e cibersegurança, a escola faz agora a ponte entre os seus alunos – os que melhor se enquadrem nos cargos pretendidos –  e empresas da área.
Segundo dados da Eurostat, é cada vez mais desafiante para as empresas da União Europeia preencherem vagas na área de tecnologia, sendo que em Portugal 47% das empresas não o conseguem fazer. Foi a pensar neste desafio, que a Ironhack apostou num serviço complementar à formação, apoiando empresas num sector onde há escassez de talento e dificuldade em encontrar o candidato certo.
Este serviço dirige-se a qualquer empresa que esteja a recrutar em áreas como Web Development, Data Analytics, UX/UI Design e Cibersegurança, áreas de formação da escola. Conforme o cargo disponível, a Ironhack indica, da sua base de dados de alunos, aqueles que se enquadrem na função e perfil requerido, para que estes sejam submetidos ao processo de recrutamento da empresa.
«Criar este serviço de recrutamento foi um processo natural, pois, dado que apostamos na formação com foco em responder às necessidades do mercado de trabalho, conseguimos dar acesso às empresas a pessoas que estão bastante bem preparadas para aquilo que procuram. Sabemos que há várias empresas a precisar de profissionais com competências específicas e que o processo de recrutamento pode ser demoroso e exigente em termos de recursos. Com esta nova área de atuação, facilitamos o processo e tornamo-lo mais ágil e eficaz, evitando a necessidade de o repetir pouco tempo depois», explica Munique Martins, responsável pelo campus da Ironhack de Lisboa.
Empresas como a Mercedes-Benz, a Critical Techwords, a Philip Moris e a Advert.io, entre outras, já apostaram neste novo serviço de recrutamento.