
Como encarar uma avaliação de desempenho negativa?
As análises de 360 graus incluem recolha de informação juntos dos colegas, directores, subordinados directos e, por vezes, até clientes. Mas a forma como lida com uma má avaliação deste tipo é muito mais importante do que o conteúdo da própria análise.
Nas avaliações de 360 graus, as opiniões são dadas anonimamente, o que encoraja um maior nível de honestidade do que aquele que poderá obter nas análises e feedbacks tradicionais. Antes de iniciar um processo destes, lembre-se de que ninguém é perfeito e que, independentemente da experiência, todos os profissionais têm espaço para melhorar.
«Os melhores líderes não são aqueles que não têm uma classificação mais baixa numa 360. Os melhores líderes têm pontos fortes extraordinários», diz Susan David, co-directora do Harvard/McLean Institute of Coaching, directora fundadora da Evidence Based Psychology LLC e colaboradora do blogue “The Conversation da HBR”. Larissa Tiedens, professora de Comportamento Organizacional da Cátedra Jonathan B. Lovelace na Stanford Business School e co-editora do livro “The Social Life of Emotions”, concorda: «Reflectir e mudar após uma avaliação negativa é frequentemente mais impressionante do que obter avaliações positivas desde o início. Portanto, uma avaliação negativa é uma oportunidade para mostrar que consegue ouvir e aprender».
Susan David e Larissa Tiedens explicam, na Harvard Business Review, como, com a atitude certa, pode criar uma experiência positiva de uma avaliação de 360 graus negativa.
Reflicta antes de reagir
Após receber o feedback, deixe que os resultados assentem antes de fazer alguma coisa. Tente não ser defensivo. Contrarie este instinto fazendo perguntas e sendo compreensivo consigo e com aqueles que deram feedback. Depois de ter tirado tempo para processar a situação, pergunte a si mesmo se o feedback corresponde à verdade. Por vezes, poderá ser útil falar com um colega, com o director ou com um mentor e obter uma perspectiva adicional de alguém em quem confia.
Evite uma caça às bruxas
Embora as avaliações de 360 graus se destinem a ser anónimas, é por vezes fácil de adivinhar quem disse o quê vendo os comentários. Poderá ser difícil resistir a fazer este tipo de decifração mas, no entanto, deve resistir à tentação de se dirigir aos seus avaliadores e falar da informação que deram.
Decida a que responder
Lembre-se de que a avaliação é constituída por opiniões. Isto significa que não tem que reagir a tudo. Uma avaliação de 360 graus é diferente de uma avaliação formal pelo seu chefe em que não é obrigado a lidar com o feedback. Em vez disso, seja selectivo relativamente ao que vai mudar. Responder a todos os aspectos do feedback seria uma perda colossal de tempo. Em vez disso, use três critérios para decidir quando dar atenção a uma classificação baixa:
1. Isto é um problema consistente? Apareceu em avaliações anteriores e por diferentes avaliadores?
2. O problema é uma falha de liderança fatal? Aponta para falta de integridade, autenticidade ou honestidade?
3. É incongruente relativamente aos valores que defende? Entra em conflito com o tipo de líder que deseja ser?
Muitas ferramentas da avaliação de 360 graus agrupam feedback conforme a fonte, independentemente deste vir de subordinados directos, pares, clientes, etc. Tome nota de que nível está a vir o feedback.
Comprometa-se a mudar
Ao elaborar um plano para mudar, centre-se no futuro. Não comece imediatamente a alterar coisas que o farão sentir-se melhor agora. Isto frequentemente não o ajuda a alcançar objectivos a longo prazo. É improvável, mesmo com muito trabalho, que seja capaz de mudar uma classificação baixa para um ponto forte fora da escala. Crie mini-experiências onde se escolhe uma ou duas áreas de foco e se cria oportunidades para tentar um novo comportamento ou forma de ser. Pergunte a si mesmo: Qual é a coisa mais pequena que posso fazer e que fará a maior diferença? Então, depois de ter feito essa coisa pequena, avalie como correu. Esta é a base para a mudança.
Fale com o seu director ou equipa
Fale com a sua equipa e partilhe uma visão geral do feedback que recebeu. Assuma um compromisso com a sua equipa ou director em relação ao que vai mudar e como. Para se manter focado e para os incluir no processo, incentive-os a chamarem-no à atenção quando não se estiver a comportar à altura das suas promessas.
Como lidar com opiniões incomuns
Por vezes, numa avaliação de 360 graus só uma ou duas pessoas demonstraram uma determinada opinião negativa. Em vez de descartar completamente esse feedback, é importante reflectir sobre o mesmo. É possível que outros concordem com o feedback mas tenham tido receio de o expressar na avaliação. Se receber uma crítica incomum, pesquise mais e tente avaliar se contém algo de verdade.