Como saber se alguém é um bom líder? Simples, basta perceber se possui estas características

Um líder não existe apenas para ditar ordens, mas para ser um exemplo a seguir. Como tal, existem determinadas características de liderança que devem ser seguidas. 

É difícil para qualquer pessoa em posição de chefia admitir que não cumpre com as características de liderança necessárias, afirma Jobinice. Liderar é muito mais que dizer aos outros o que fazer: é ser um exemplo a seguir.

No entanto, são muitos os casos em que tal não acontece. Por vezes os líderes não são recrutados ou escolhidos, mas são simplesmente aqueles que tiveram a oportunidade de criar um negócio ou uma organização.

Quando assim é (e quando assim não é, inclusive), devemos procurar formar-nos e desenvolver as nossas características de liderança. A liderança é um dom, mas também uma aprendizagem. Nem todos nascem aptos a liderar, mas todos têm oportunidade de trabalhar para o fazer com excelência.

Características de liderança

Não é fácil definir como um líder se deve comportar. Personalidades diferentes exigem atitudes diferentes. Por outro lado, existem algumas características de liderança prioritárias que devem ser aplicadas por qualquer figura de chefia.

  • Modéstia
    Em primeiro lugar, um bom líder deve saber admitir que erra. Ninguém tem sempre razão, muito menos alguém responsável por tudo aquilo que acontece dentro de uma organização. Admite os erros, responsabilize-se por eles e resolva-os. Se for o caso, saiba desculpar-e com a mesma intensidade com que errou.
    Um pedido de desculpa “a medo” dificilmente irá compensar uma ordem mal dada. As pessoas entenderão o peso da sua responsabilidade e estarão dispostas a desculpar muito mais rapidamente do que o se espera.
  • Delegar
    As boas intenções, quando aliadas à busca pelo sucesso, tendem a fazer-nos sentir no controlo de tudo. Mas o controlo é uma ratoeira que nos cega. Aprenda a delegar, a confiar na pro-atividade dos colegas e, principalmente, a reconhecer quando eles estão certos e são capazes. Se tiver uma equipa capaz, nem sempre o produto final terá que passar por si. Caso seja imprescindível que passe, lembre-se que verificar o produto final não significa controlar cada pequeno passo do trabalho executado. A necessidade de aprovação constante poderá dificultar a fluidez e a celeridade do trabalho.
  • Cumprir
    Fazer promessas aos colaboradores é sempre bom para os incluir, mantendo a par do que está a ser feito. A existência de um prémio a obter ou de uma meta a alcançar garante motivação e, consequentemente, mais eficiência e qualidade no trabalho. Porém, certifique-se de que irá cumprir as suas promessas antes de as revelar.
    Falhar com o que prometeu irá trazer falta de credibilidade – e ninguém quer um líder em quem não pode acreditar. Seja alguém em quem os outros sintam que podem confiar.
  • Motivar
    Motivar em vez de amedrontar é uma das principais diferenças entre um líder e um chefe. Enquanto o segundo é temido, o primeiro é respeitado. Tem em conta que, se os seus colaboradores o temem, o seu trabalho será forçado e irão aproveitar a primeira oportunidade que tiverem para o fazer pagar as consequências. Em alternativa, opte por estimular os seus colegas e fazê-los sentir acolhidos e necessários.
  • Versatilidade
    Um bom líder deve ser receptivo à mudança. “Vai ser assim porque antes já era assim” não é um argumento válido nos dias que correm. Seja inovador, considere os aspectos que poderão melhorar o trabalho de toda a equipa e ouça as ideias de todos.
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