
Como ser bem-sucedido na gestão dos criativos?
O mundo dos freelancers traduz-se muitas vezes numa série de breves relacionamentos profissionais. Alguns tornam-se encontros repetitivos, outros totalmente descartáveis. Para ter bons resultados com os criativos, é essencial ter capacidade de se adaptar a diferentes personalidades.
A natureza da relação entre um director e um freelancer criativo pode assumir muitas formas. Os líderes criativos precisam de ter a habilidade de saber quando devem ser robustos e críticos ou quando devem voltar atrás com a palavra e dar liberdade aos profissionais para resolverem os problemas inerentes aos projectos.
Alguns criativos gostam de dar sugestões logo à partida, outros são menos propensos a tomar iniciativa e precisam de ser mais guiados ao longo do projecto. Uma direcção mais clara e explícita é muitas vezes necessária para compensar a inexperiência, enquanto se gere a falta de confiança, que está quase sempre presente em quem está em início de carreira, numa indústria ferozmente competitiva.
Ben Tallon, ilustrador e director de arte, aponta cinco aspectos importantes para se ser bem-sucedido na gestão das pessoas criativas e obter bons resultados nos projectos:
- Estabeleça à partida se o criativo vai seguir as suas próprias ideias ou se prefere ser específico em relação ao que pretende.
- Avalie a personalidade do freelancer. Trabalhar com o carácter do profissional vai ajudá-lo a perceber o seu estilo e aumentar a sua produtividade.
- Integre o criativo logo na fase inicial do projecto. Ninguém gosta de ser forçado a trabalhar uma ideia estereotipada. Isso pode acabar com o entusiasmo do profissional. Oiça as suas ideias.
- Não se deixe enganar pela idade. Muitos recém-formados têm uma visão de negócio ainda antes de entrarem no mundo profissional.
- Seja simpático. A maioria das pessoas criativas é simpática. Meio minuto para perceber como alguém é, vai gerar uma maior positividade e resultados tangíveis.