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Como ser um consultor imobiliário de sucesso?
Desde o investimento na formação a trabalhar em parceria, cuidar da aparência ou saber ouvir, são algumas das recomendações da OptimHome Portugal.
São 10 as recomendações que a OptimHome, imobiliária, que está em Portugal há já cinco anos, faz para quem quer ser um consultor imobiliário de sucesso.
1. Investir na formação contínua
O profissional imobiliário precisa de formação contínua. Cursos, artigos, eventos, debates e discussões dentro de várias comunidades passíveis de encontrar na web são óptimas ferramentas para manter o foco, controlar as contantes alterações no mercado e as necessidades do cliente. Desenvolver competências não é uma opção, é um dever para ser um bom consultor.
2. Escolher uma imobiliária inovadora e em crescimento
Construir uma relação de confiança implica conhecer a equipa da qual fará parte e esse conhecimento implica entender a estratégia de comercialização e controlo das angariações (tipo de imóveis que a imobiliária trabalha, localização dos mesmos e tipos de mercado que pretende atingir). É importante escolher uma imobiliária com credibilidade e solidez, para reforçar o crescimento e a inovação do próprio consultor: a agência do futuro permitirá ao consultor desenvolver-se enquanto empresário – ser independente – não esquecendo que o futuro é digital.
3. Software de gestão
Hoje em dia é essencial ter acesso a um software que proceda ao controlo das principais actividades do negócio (dados de clientes, condomínios, imóveis, visitas, propostas, entre outras necessidades). Para tal, é fundamental escolher uma imobiliária que disponibilize estas ferramentas.
4. Trabalhar em parceria
Imobiliárias e consultores têm concluído que parceria não é dividir comissões, mas sim multiplicar ofertas de qualidade, para oferecer aos clientes. Para que a relação entre imobiliárias e consultores ocorra de forma ágil, segura e legal, é importante escolher o parceiro certo, que aposte numa rede de networking sólido e consistente (como por exemplo, as imobiliárias que trabalham em rede).
5. Imóveis e anúncios
Divulgar o website da imobiliária com mais frequência e utilizar redes sociais (como o Facebook ou o Twitter), são ferramentas cruciais no processo de comercialização de imóveis. A qualidade dos anúncios representa o primeiro argumento de venda, por isso é importante ter uma imagem profissional, com fotografias cuidadas do imóvel que irá anunciar, não esquecendo a respectiva descrição detalhada e bem redigida para atrair potenciais clientes.
6. Torne-se especialista para orientar o seu cliente
Ser um consultor imobiliário é sair da informalidade e assumir uma posição de profissional qualificado, em todo o processo de comercialização. É determinante estar actualizado sobre a região em que actua e transformar as necessidades do cliente em perfil de compra, recomendando imóveis compatíveis com as expectativas do cliente, ou mesmo, opções de investimentos.
7. Livre-se da angústia de procurar imóveis
Previamente, dever-se-á definir uma zona de trabalho, o que irá permitir conhecer as oportunidades existentes. De seguida, determinar o preço do imóvel utilizando o método comparativo de avaliação, tendo em conta que é a opção mais usada, justamente por considerar as oscilações do mercado, para além do valor do imóvel.
8. Entender o perfil do cliente: ouvir, ouvir e ouvir
Quanto mais se conhecer a necessidade do cliente, mais condições haverá para se oferecerem imóveis que realmente atendam às expectativas dos clientes. Para isso, é importante ouvir e entender a mensagem do cliente. Ao atingir esse patamar, os consultores serão capazes de antecipar o que os clientes desejam encontrar e fazer propostas realmente adequadas.
9. Cuidar da aparência
Os clientes devem sentir credibilidade no trabalho de um consultor imobiliário. Por isso, é essencial ter atenção ao vocabulário, ao tom de voz, à escolha do vestuário e à higiene pessoal.
10. Garantir longevidade de carreira: negócios de sucesso são transparentes
Todos procuramos uma carreira longa e de sucesso. Não existe outro meio senão ser honesto e transparente. E para isso poderá ser necessário dizer a um cliente: “este imóvel não é para si”. São estas tomadas de posição que conquistam a confiança e geram boas recomendações de trabalho.
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