Confiança dos CEO na prestação de serviços básicos de TI cai para metade numa década

Um novo estudo do Institute for Business Value (IBM) evidenciou que, actualmente, apenas 36% dos CEO e 50% dos CFO inquiridos acreditam que as TI são eficazes nos serviços básicos, contra 64% e 60%, respectivamente, desde 2013.

Este estudo, a nível global, envolveu 2500 executivos de tecnologia de nível C (tech CxO – Chief Experience Officer) de 34 países e revelou que menos de metade (47%) dos inquiridos considera que a sua organização de TI é eficaz nos serviços básicos, em comparação com 69% inquiridos em 2013.

Por outro lado, 43% dos CxO de tecnologia afirmam que as preocupações com as suas infraestruturas tecnológicas aumentaram nos últimos seis meses devido à IA generativa, e estão agora concentrados em optimizar a sua infraestrutura para escalar a IA generativa. Os inquiridos referem que, actualmente, gastam 29% mais em cloud híbrida do que em IA e, nos próximos dois anos, esperam gastar metade (50%) do seu orçamento em cloud híbrida e IA combinadas.

À medida que os CxO tecnológicos dão prioridade aos investimentos em infraestruturas preparadas para a IA generativa, dois terços dos CEO inquiridos referem que uma forte colaboração entre os CxO tecnológicos e os CFO é fundamental para o sucesso da sua organização.

No entanto, existe uma desconexão, apenas 39% dos CxO de tecnologia afirmam que colaboram com as finanças para incorporar métricas tecnológicas em casos de negócio, e apenas 35% dos CFO revelam estar envolvidos no início do planeamento de TI para definir expectativas estratégicas.

Entre os CxO de tecnologia de elevado desempenho, o estudo concluiu que as organizações que ligam os investimentos em tecnologia a resultados comerciais mensuráveis registam um crescimento das receitas 12% superior.

A IA responsável é uma prioridade para os CxO de tecnologia, mas existe um fosso entre as intenções e as acções.Para a maioria (80%) dos CEO, a transparência na utilização de tecnologias da próxima geração pela sua organização, como a IA generativa, é fundamental para promover a confiança.

No entanto, a maioria dos CxO de tecnologia reconhece que suas organizações estão aquém de fornecer práticas essenciais de IA responsável em escala:

Apenas metade (50%) dos inquiridos afirmam que estão a fornecer as principais capacidades de IA responsável para a explicabilidade, e ainda menos afirmam que estão a fornecer capacidades para a privacidade (46%), transparência (45%) e justiça (37%).

Já 41% dos CxO de tecnologia inquiridos relataram um aumento das suas preocupações com a regulamentação e a conformidade como uma barreira à IA generativa nos últimos seis meses.

A maioria (70%) dos CxO de tecnologia entrevistados vê a mudança regulatória como uma oportunidade, contra apenas 50% dos CEO.

Os CxO de tecnologia estão a levar as suas organizações a repensar a sua estratégia de talento para satisfazer as necessidades da era da IA generativa e 63% dos CxO de tecnologia inquiridos concordam que a sua competitividade dependerá da sua capacidade de atrair, desenvolver e reter os melhores talentos.

No entanto, 58% dos CxO de tecnologia inquiridos afirmam que estão a ter dificuldades em preencher funções tecnológicas chave e apenas 27% dos inquiridos identificam o talento como uma prioridade máxima.

Nos próximos três anos, os executivos tecnológicos antecipam um aumento da escassez de competências em áreas-chave, incluindo cloud (+36%), IA (+29%), segurança (+25%) e privacidade (+39%). Já 40% dos inquiridos relatam um aumento da sua preocupação nos últimos seis meses.

Mais de metade (54%) dos CxO tecnológicos inquiridos culpam as pressões financeiras por dificultarem a sua capacidade de investir em talento tecnológico.

Muitos CxO de tecnologia inquiridos (69%) afirmam que estão a recorrer a parceiros comerciais como fonte de competências especializadas

O IBM Institute for Business Value (IBV), em cooperação com a Oxford Economics, entrevistou 2500 líderes de tecnologia C-suite, incluindo Chief Technology Officers (CTO), Chief Information Officers (CIO) e Chief Data Officers (CDO) de 34 países

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