
Conhece o regime de Contracting? Está a tornar-se peça central do mercado de trabalho qualificado e há vários perfis “em alta”
A crescente procura por agilidade e especialização está a transformar o regime de contracting (regime de trabalho idêntico ao freelancer, mas com outras características) numa peça central do mercado de trabalho qualificado em Portugal. Em 2026, as empresas enfrentam um contexto de transformação acelerada, onde a capacidade de atrair e reter talento independente será determinante para a execução de projetos críticos e para a inovação.
Tendo isto em mente, a Hays identificou as três tendências e os perfis que vão definir o mercado Contracting este ano.
Os cinco perfis de Tecnologia que serão mais procurados em regime de contracting
- AI/ML engineer – impulsionado pelo investimento em inteligência artificial e machine learning.
- Cyber Security specialist – essencial para mitigar riscos num contexto de ciberataques crescentes.
- Cloud engineer – suporte à migração e otimização de infraestruturas digitais.
- ERP consultant – integração de processos e sistemas críticos em ambientes complexos.
- IT Project manager – entrega eficiente de projetos tecnológicos, alinhando prazos, recursos e objetivos estratégicos.
Perfis de outras áreas que serão mais procurados em regime de Contracting
- Regulatory Affairs specialist
- Medical Affairs specialist
- R&D Project manager
- Engenheiro de Processos de Automação
Top 3 tendências de Contracting para 2026
1. Flexibilidade como factor decisivo: profissionais e empresas procuram modelos de colaboração mais adaptáveis, que respondam rapidamente às necessidades do negócio.
2. Upskilling contínuo e especialização tecnológica: perfis com domínio de AI, Cloud e Cyber Security serão altamente valorizados, reflectindo a aceleração da digitalização e as exigências regulatórias.
3. Transparência e colaboração: relações de trabalho mais colaborativas e práticas de onboarding diferenciadoras serão essenciais para garantir engagement e continuidade nos projectos.
Mário Gonçalves, Business director na Hays Portugal, faz notar que «o contracting representa hoje uma verdadeira mudança de paradigma no mercado de trabalho português. Não se trata apenas de responder a necessidades pontuais, mas de criar equipas altamente especializadas, capazes de acelerar a inovação e garantir resultados em ambientes cada vez mais exigentes. Acredito que, em 2026, o sucesso das organizações vai depender da sua capacidade de integrar talento independente, promover a aprendizagem contínua e construir relações baseadas na confiança e na colaboração. Este é o momento de apostar em modelos flexíveis e de valorizar profissionais orientados para trabalhar por projecto, que procuram desafios e crescimento constante.»