Conselho Editorial: Portugal na moda

Recentemente, várias multinacionais anunciaram a escolha de Portugal para a instalação de centros de competências e de serviços. Mercedes, CGI, Accenture e agora Google e Amazon são apenas algumas delas.

Em Junho, a Google vai instalar um hub tecnológico em Oeiras. Recentemente, divulgou-se que a Amazon está a negociar a entrada em Portugal. Em Maio do ano passado, a Mercedes escolheu Lisboa para abrir um centro de competência, e a CGI inaugurou em Sintra o Cloud Innovation Center. Em Junho foi a vez da Accenture inaugurar, em Braga, o seu novo centro de tecnologia. O mercado em Portugal está dinâmico, mas o que será que atrai estas empresas para o nosso País? É porque está na moda ou é uma aposta que veio para ficar? Que competências vêm trazer ou estão à procura? E temos recursos suficientes? Foram alguma das questões debatidas pela Conselho Editorial da Human Resources, em mais um almoço de trabalho no Restaurante Il Gattopardo, no Hotel Dom Pedro, em Lisboa.

Estiveram presentes os conselheiros: António Henriques (Grupo CH), Carlos Figueiredo (PLMJ), Catarina Horta (ANA Aeroportos de Portugal), Diogo Alarcão (Mercer | Jason), Elsa Carvalho (REN), Felipa Oliveira (Korn Ferry), Inês Veloso (Randstad Portugal), Isabel Borgas (NOS), Pedro Fontes Falcão (ISCTE INDEG-IUL), Sofia Tenreio (Cisco Portugal) e Vanda Jesus (Microsoft Portugal).

Artigo de opinião publicado na Revista Human Resources n.º 89 de Março de 2018.