COVID-19 versus motivação humana. O lado bom da pandemia

Em estreia mundial em todas as empresas do mundo, a maior batalha de todos os tempos que estamos a viver neste desafiante momento está a ser um sucesso comercial, financeiro e humano. Sim, um sucesso. Aparentemente, foi criado por um humano e está a desafiar todos os humanos deste nosso “querido” planeta Terra.

Por Pedro Ruivo, CEO e CSO (crazy sales officer) da Sucesso em Vendas

 

E aqui já está a começar a magia deste grande desafio, não hesitei a escrever a palavra “querido” planeta, porque todos nós neste momento estamos mais sentimentais, mais afectivos, mais humanos, a valorizar mais cada detalhe, cada sentimento, cada som, cada movimento deste equilíbrio mágico que é viver no nosso “querido” planeta Terra.

Voltamos a ser mais “queridos” connosco como seres humanos, com os que nos rodeiam, com os que estão longe, mas que “através do online” estão mais próximos.

Cada vez mais acredito numa frase que já ouvi dizer muitas vezes, que “as coisas que acontecem na nossa vida, não são um acaso, acontecem para nos darem uma oportunidade, um novo significado às nossas vidas”. E talvez o segundo filme desta saga já não tenha no título a palavra “versus”, mas sim a palavra “conecta”.

Se, num primeiro embate, muitos de nós, inclusive eu, pensei que a COVID-19 estava a querer destruir as nossas vidas, as nossas motivações, os nossos sonhos, à medida que fui convivendo com ele descobri o outro lado; sim, o lado bom. Porque a COVID-19 como eu, Pedro Ruivo, tem um lado bom e outro menos bom, e ver e assumir isto na minha vida é uma caminhada que os meus 45 divertidos anos me estão a proporcionar, pois cada vez mais sinto a vontade de me mover por um propósito, com sentimentos e paixão. E talvez estas três palavras tenham um novo significado para a minha definição do que é motivação = propósito, sentimentos e paixão.

Então, depois de olhar para o meu interior, olho para a realidade que está à minha frente, para o meu trabalho de evolução de estratégias e treino comercial em empresas, equipas de trabalho e equipas comerciais. Sinto e assumo que a COVID-19 veio acelerar e potenciar em muito o desempenho das equipas comerciais para um patamar superior de qualidade de vida e de resultados.

Como posso decidir o prisma com que quero ver as coisas, vou escolher o do meu lado esquerdo, do meu coração, daquele órgão que me dá sinal da minha qualidade de vida pelo seu bater.

Após este desafio da COVID-19, muitas equipas comerciais puderam optar não pelo “versus” mas sim pelo “conecta”, assumindo que com a pandemia estamos mais conectados com a motivação humana:

  1. Tivemos tempo para parar, para ver as coisas de forma mais calma, tornando a leitura e análise dos dados muito mais clara e profunda e que resultou em novas ideias e acções de implementação positiva imediata;
  2. Conseguimos evoluir de um mindset de relacionamento e trabalho muito presencial, para novas formas de conectividade que também dão resultado. Passamos da reunião presencial para o zoom, só da voz para o multi canal via whatsapp, do email para o vídeo, do fazer de forma automática para o pensar de forma estratégica, criativa e impactante;
  3. Evoluímos muito na valorização do que é realmente importante numa área comercial. Mais do que vender e dar preço, é ajudar o outro a ter uma vida melhor com o nosso contributo pessoal, da nossa empresa e dos nossos produtos e serviços.

O final deste primeiro filme, desta saga, pode terminar como cada um decidir, pois a COVID-19 é real e para todos, mas a minha motivação começa só com a decisão que eu quero tomar para mim, para os que estão comigo e para todos os que vivem no “querido” planeta Terra.

Tenho a certeza de que, se conseguiste ler este texto até aqui, estás comigo, e juntos vamos sair muito mais fortes deste desafiante momento e agradecer tudo de bom que estamos a aprender a viver e a fazer.

“Estamos juntos” versus “Com os melhores cumprimentos”,

P.S. – questiono-me sempre será do meu método ou da minha loucura esta forma de pensar e escrever?

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