Criar impacto na sociedade

Lançada em Portugal em 1998, a Fundação Ageas apoia a comunidade, promovendo o voluntariado corporativo e a solidariedade social, além de desenvolver programas com efeitos na sociedade, como o Escola de Impacto.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, a Fundação Ageas tem como missão apoiar a comunidade através da promoção de voluntariado corporativo e do desenvolvimento de programas com impacto social. «Com a visão de sermos uma instituição distinta que contribui para comunidades inclusivas e resilientes, a Fundação Ageas nasce de uma grande vontade de promover o voluntariado empresarial, que procura estimular o espírito de solidariedade e cidadania dos colaboradores do Grupo Ageas Portugal, bem como os seus mediadores, parceiros, familiares e amigos», revela a sua presidente, Célia Inácio. «Juntos, somos a força viva que faz mover cada projecto em que estamos envolvidos. Através da Fundação Ageas, inspiramos compromisso e orgulho, de forma humana e calorosa, actuando com solidariedade no sector social.»

O impacto social da acção da Fundação Ageas passa por três áreas estratégicas de intervenção, como explica a responsável. «A primeira área é o Voluntariado Corporativo, que mobiliza voluntários para dar apoio a diversas instituições de solidariedade social de norte a sul do País e Ilhas». Este eixo consolida-se num compromisso de cidadania activa, com grande impacto humano nas instituições que a Fundação apoia, promovendo também um estreitar de laços entre as várias equipas, bem como um espírito de cooperação. Desde actividades de team building solidário, a campanhas de recolha de bens, passando pelos eventos solidários, os voluntários da Fundação Ageas têm à sua disposição uma grande variedade de escolhas, podendo envolver-se à medida da sua disponibilidade, sendo que «todos já sentiram o voluntariado como o ADN da Fundação Ageas».

Empreendedorismo e Inovação Social é a segunda área de actuação, na qual, refere Célia Inácio, desenvolvem «o programa inovador “Escola de Impacto”, que tem como objectivo promover a integração social de pessoas em situação de vulnerabilidade social, através da sua capacitação». Por fim, a terceira área estratégica de actuação da Fundação Ageas intitula-se Parcerias para o Impacto Social Sustentável. «São iniciativas que assumem o compromisso de contribuir para um futuro melhor nas áreas da saúde, educação e inclusão», explica a presidente da Fundação. «Criamos parcerias de longo prazo com várias organizações do terceiro sector, com o intuito de ajudar as comunidades a criar maior resiliência.»

 

Programa Escola de Impacto

Após uma reflexão estratégica sobre como criar mais impacto e como contribuir para comunidades mais resilientes e inclusivas, nasceu, em 2017, o programa “Escola de Impacto”. «Acreditamos que, construindo um ecossistema de parcerias, podemos evoluir para um mundo melhor, juntando pessoas e parceiros criativos, comprometidos e focados num propósito comum», afirma Célia Inácio. «No processo de reflexão e criação, foram ouvidas algumas instituições do terceiro sector já parceiras da Fundação, como a ACA – Associação Conversa Amiga, a AMI, a CAIS, a CASA – Centro de Apoio aos Sem Abrigo, o Centro Sagrada Família, a Comunidade Vida e Paz, o SAOM, e o Serve the City, que contribuíram com a sua experiência no terreno e junto de comunidades alvo deste programa.»

 

Leia  o artigo na íntegra na edição de Março da Human Resources.

Ler Mais
Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Cristiano Ronaldo promove curso que ensina a ser influenciador
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio