Cultura e Valores, sinónimos de vitalidade organizacional

Por António Saraiva, Business Development Manager na ISQ Academy

 

Construir e viver princípios organizacionais é o primeiro grande passo para o sucesso! A Cultura Organizacional é a síntese de todas as crenças, valores, comportamentos e políticas de gestão em função do desenvolvimento da Organização e das suas Perssoas e do ambiente interno. Por outro lado identifica, junto dos stakeholders, as crenças que orientam a forma de se posicionar de dada Organização.

A Cultura surge da identidade que a respetiva liderança preconiza, mas muito do que é construído ao longo da sua história. Guia acima de tudo atitudes e decisões, em que os Valores são a base essencial para a sustentação dessa Cultura. São as estruturas base para se alcançar a Visão e a interiorização da Missão. No fundo, os Valores traduzem o sentimento de pertença.

Não se trata de meras palavras. Essencialmente cumprem-se nas atitudes, no colocar em prática os Valores em função das necessidades e objetivos, definindo uma identidade própria – a Cultura que agrega as pessoas e identifica as suas atitudes num dado contexto.

Na aparência tudo isto parece estático. Nada mais errado. Há que manter a Cultura sempre bem viva. Ela vive em função do desenvolvimento contínuo das pessoas, dos estímulos constantes, promovendo-se a participação e o envolvimento de todos: comprometimento com os Valores, experienciando-os no dia a dia e monitorizando-os, dinamismo e proatividade na consecução de ações em que os Valores são vividos e numa visão ambiciosa, empreendedora, apelando à criatividade e inovação.

É na Cultura e nos seus Valores que se garante, numa primeira linha, a sustentabilidade de uma Organização, mesmo perante desafios de grande complexidade. É na Cultura e nos Valores que o “toque a rebate” nos momentos de maior dificuldade obtém respostas agregadoras e consistentes. Se demonstrarmos às pessoas que os resultados alcançados estão alinhados com os Valores, facilmente se percebe que a conduta de cada um é determinante para o sucesso: desde o exemplo da liderança à perceção do respetivo contributo individual, até à motivação que se dissemina no ambiente de trabalho.

Somos capazes de identificar facilmente a Cultura identitária de uma dada Organização. Sem dúvida que a foi construindo ao longo da sua vida útil, mas também porque a fez evoluir ao longo dos tempos, em função da sua oferta e do seu posicionamento no Mercado. O ambiente de trabalho atual, por exemplo, privilegia outros Valores que antes se consideravam secundários. Basta perceber-se que as Organizações começam a destacar o que vai para além do lucro: o valor do trabalho, o bem-estar e a qualidade de vida de quem trabalha, o contributo para a Sociedade, uma forma de encarar as questões de sustentabilidade e o meio ambiente.

A Cultura Organizacional e os Valores em que a mesma se sustenta, garantem que todos, na Organização, caminham em uníssono na mesma direção e que perseguem os mesmos objetivos. Com uma ressalva importante: não se perder a respetiva individualidade e a riqueza do contributo específico de cada um para o bem comum, com novas ideias, inovação e qualidade de vida – esta diversidade é a garantia de uma evolução cultural contínua e solidez na vivência dos Valores.

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