Desafiar as crianças a inventar o que nunca foi inventado

Amanhã, dia 11 de Novembro, a farmacêutica Boehringer Ingelheim lança o programa de responsabilidade social “Inovar é divertido”, na Escola Básica Sarah Afonso, nos Olivais. O projecto vai ser implementado em outras escolas do 1.º ciclo daquela freguesia.

 

O projeto pretende desafiar as crianças da comunidade local a recorrer à sua imaginação e criatividade, para inventar o que nunca foi inventado.
Com início no primeiro período do ano lectivo de 2016/ 2017, através da celebração do Dia da Inovação, o programa “Inovar é divertido” será implementado nas escolas EB1/JI Alice Vieira, EB1/JI Sarah Afonso e EB1/JI Manuel Teixeira Gomes.

No segundo período, será organizada uma Feira da Inovação, cujo objectivo é a resolução de desafios que apelem ao desenvolvimento de processos inovadores e criativos, ao longo de um dia. Os diversos momentos do programa terão o apoio da Boehringer Ingelheim e dos seus colaboradores, em regime de voluntariado, que irão disponibilizar o seu tempo e experiência. Este trabalho é desenvolvido em parceria com os professores das escolas.

Vanessa Jacinto, head of Market Access and External Affairs da Boehringer Ingelheim destaca que, «inspirado na filosofia da empresa – «Value through Innovation» -, este programa visa sensibilizar e envolver as camadas mais jovens, porque é nessas idades que a capacidade de inovar se está a formar. Ao estimular a capacidade de inovação da criança contribuímos para aumentar as suas competências cognitivas e os níveis de confiança, para superar os desafios inerentes ao processo de crescimento», acredita.

A primeira fase do programa consiste na oferta de uma caixa recheada de materiais diversos, cartões de desafio e fichas pedagógicas, devidamente enquadrados no programa escolar do 1.º ciclo e validados pela direcção-geral da Educação. As crianças, com a ajuda dos professores, poderão utilizar os materiais disponíveis para concretizar os desafios ao longo do ano lectivo.

A iniciativa prevê igualmente a participação dos avós, para realçar a importância da partilha de conhecimentos entre as diferentes gerações, tendo subjacente uma lógica de investigação-acção, experimentação e inovação. «O conhecimento que os avós possuem sobre a utilização dos materiais oferece confiança às crianças, possibilitando que estas abram as asas à sua imaginação e capacidade de criar, a partir dos elementos já existentes», contextualiza a responsável.

“Inovar é divertido” insere-se no âmbito da política de responsabilidade social da Boehringer Ingelheim a nível mundial e terá continuidade até final do ano lectivo.

Ler Mais