Desafio: recrutar para o sector das Tecnologias

Recrutar no sector das Tecnologias da Informação (TI) é um desafio e exige abandonar as formas tradicionais de recrutamento. Quem o defende é Duarte Fernandes, gestor de clientes na Upgrade, em declarações à revista Fibra.

Entre as dificuldades para recrutar neste sector conta-se o baixo número de diplomados na área, já que apenas 6% dos estudantes universitários optam por esta área. “Actualmente este é um sector que goza de empregabilidade plena, no qual a maioria dos profissionais tem emprego mesmo antes de concluir o curso, por vezes sem nunca responder a um anúncio de emprego”, analisa Duarte Fernandes.

Assim, optar pelos formatos tradicionais não basta. “Neste sector um anúncio é obrigatório mas jamais será suficiente, funcionando mais como promotor de determinada empresa enquanto organismo empregador do que propriamente para a angariação de candidatos com o perfil de determinada função”, explica o especialista.

A solução passa pela aposta no employer branding. “O sector das TI exige que a empresa se torne num produto que tem de ser vendido ao profissional a recrutar. Trata-se de passar a utilizar estratégias de employer branding, uma vez que a oferta passa a ser a panóplia de empresas interessantes onde determinado profissional pode desenvolver as suas funções e não o contrário”, defende Duarte Fernandes, acrescentando que este trabalho deve começar logo junto das universidades e escolas técnicas.

Apostas a ter em conta:

1. Apostar nas ferramentas disponíveis online como as redes sociais, a blogosfera ou as redes de alumni

2. Manter um nível elevado e constante de entrevistas, precavendo vagas que serão abertas no futuro

3. Identificar e desenvolver os headhunters tecnológicos que são, na opinião de Duarte Fernandes, os “recrutadores do futuro”

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