Desde partir pratos a cortar maçãs, conheça as tradições de Ano Novo mais estranhas à volta do Mundo

Em todo o mundo a chegada do Novo Ano é celebrada com entusiasmo. São 365 dias num calendário por estrear. Algumas tradições combinam rituais de sorte, gastronomia específica e celebrações públicas. Veja como se celebra a Passagem de Ano à volta do globo. 

Na Europa:
Portugal:
À meia-noite de 31 de Dezembro, come-se uma passa por cada badalada do relógio, pedindo um desejo para cada mês do novo ano. É comum usar azul (especialmente roupa interior nova) para atrair sorte e prosperidade na entrada do ano.
Nalgumas regiões, as pessoas vão à janela ou à varanda bater com tachos e panelas para “espantar os males” do ano velho com o ruído.
Espanha

A tradição é idêntica à portuguesa, mas utilizam-se uvas frescas em vez de passas.

Itália

É costume comer lentilhas à meia-noite, pois o seu formato lembra moedas, simbolizando fortuna. O uso de roupa interior vermelha é também uma prática popular para atrair amor e sorte.

Grécia

Penduram-se cebolas na porta da frente como símbolo de renascimento e sorte e, ao entrar no novo ano, os pais costumam bater levemente com a cebola na cabeça dos filhos para dar sorte. Esmagar uma romã no chão à meia-noite é outro ritual comum para medir a prosperidade do ano pelas sementes espalhadas.

Dinamarca

É tradição partir pratos velhos nas portas de amigos e vizinhos como sinal de boa sorte. Uma outra envolve saltar de uma cadeira exactamente à meia-noite para “saltar” simbolicamente para o novo ano.

Alemanha

Existe uma proibição folclórica de estender roupa entre a Véspera e o Dia de Ano Novo, sob pena de atrair má sorte. Outra tradição curiosa é ver o sketch de comédia britânico “Dinner for One” na televisão.

Escócia

“First-footing” dita que a primeira pessoa a cruzar a soleira de uma casa após a meia-noite deve ser um homem de cabelo escuro trazendo presentes (como carvão ou whisky) para garantir sorte ao lar.

Arménia
As famílias escrevem os seus desejos em pedaços de papel, depois lançam fogo aos desejos e bebem as cinzas.

 

República Checa

Algumas famílias cortam maçãs ao meio para prever como será o próximo ano. Se o núcleo da maçã se parecer com uma estrela, então vão ter um ano de sorte. Se parecer uma cruz, é sinal de que terão um ano cheio de desafios.

 

No mundo:

Filipinas
As famílias reúnem-se para servir 12 frutas esféricas, por terem o mesmo formato do que as moedas. Cada fruta carrega consigo a responsabilidade de representar um mês do ano.
Japão

À meia-noite, 108 sinos ressoam em todo o país, numa prática chamada Joya-no-Kane. De acordo com as crenças budistas, as 108 badaladas representam os 108 pecados ou desejos mundanos do homem, e o tocar do sino serve para afastar esses desejos, de modo a que as pessoas possam entrar purificadas no novo ano.

Colômbia e Equador

Para atrair viagens no novo ano, as pessoas dão uma volta ao quarteirão com uma mala vazia logo após a meia-noite.

Brasil

Milhares de pessoas vestem-se de branco (paz) e saltam sete ondas na praia, oferecendo flores e presentes à divindade Iemanjá para purificação.

Porto Rico e Cuba

É comum deitar baldes de água pela janela ou porta fora para expulsar os maus espíritos e energias negativas do ano anterior.

Argentina

Para encerrar o ano, as pessoas trituram documentos antigos e atiram os pedaços de papel pela janela, criando uma “chuva de confetis” que simboliza o desapego do passado. 

Ler Mais