Dia Mundial da Justiça Social: «Só se consegue justiça social com um forte investimento na área social e uma abordagem integrada»

A propósito do Dia Mundial da Justiça Social, que se assinala hoje, dia 20 de Fevereiro, a Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Sofia Ramalho, alerta para a importância de se investir na área social e de se implementarem políticas que envolvam diferentes sectores, como a saúde, a educação, a justiça, a comunidade, a habitação e o emprego.

«Só se consegue justiça social com um forte investimento na área social e com uma abordagem integrada. É necessário que se implementem políticas que envolvam as diferentes áreas da vida das pessoas, desde a educação, à saúde, comunidade, justiça, habitação ou emprego», defende Sofia Ramalho.

«A ciência psicológica é clara: nenhuma intervenção ou política pública é, por si só, suficiente para resolver os desafios associados à desigualdade e à discriminação. É necessária esta abordagem integrada. Os psicólogos, presentes nestes diferentes contextos, têm as competências para criar pontes entre as diferentes entidades e são, pelo próprio compromisso ético, promotores da justiça social», explica.

A Bastonária da Ordem dos Psicólogos recorda ainda como as pessoas em condições socioeconómicas mais desfavoráveis, vulneráveis ou minorias reportam menos apoio e contacto social, o que se traduz num risco de desenvolver problemas de saúde psicológica e até risco de mortalidade.

«De acordo com a evidência científica, as dificuldades económicas e, na sua forma extrema, a pobreza são fenómenos multidimensionais que intersectam problemas sociais como o desemprego, a instabilidade e a precaridade laborais, as dificuldades no acesso à educação e à saúde de qualidade ou as más condições de habitação. Constituem um dos determinantes sociais mais significativos da Saúde Física e Psicológica, com amplos efeitos em todas as dimensões da vida dos cidadãos».

«É necessária uma abordagem integrada que considere todos estes aspetos da vida das pessoas para ser possível criar mais justiça social. E é necessário um investimento na área social, que abrange a franja mais vulnerável da população. Os psicólogos são profissionais centrais para estas intervenções e muitas vezes trabalham sem as condições necessárias», conclui a bastonária.

Ler Mais