Digitalização das empresas portuguesas atingiu um aumento histórico devido à pandemia

A reacção às medidas de contenção impostas para responder à pandemia foi rápida. A digitalização das empresas portuguesas atingiu um aumento histórico nos últimos meses, uma tendência que se mantém nas férias e, segundo a entidade que gere o domínio “.pt”, citada pela Renascença. «veio para ficar».

 

Em declarações à Renascença, Luísa Ribeiro Lopes, presidente do conselho directivo do .PT, fala num crescimento que ronda os 25% este ano, já contando com Julho, um mês tradicionalmente de férias, que habitualmente regista um decréscimo nos novos registos.

No passado mês, os novos registos aumentaram mais de 17%. Para a responsável, «significa que esta tendência, a necessidade de as empresas terem uma presença online, mantêm-se mesmo nestes períodos de férias».

De acordo com a Renascença, o mês em que se verificou um maior número de abertura de registos online em Abril, o primeiro mês completo em confinamento, período em que os registos aumentaram 67%, face ao mesmo mês do ano anterior. Foi também atingido o recorde mensal do maior número de novos domínios: 10.137.

Os primeiros sinais da COVID-19 no país são de meados de Março e Luísa Ribeiro Lopes diz que, nesse mesmo mês, começaram «logo a ver um crescimento muito grande». Essa tendência mantem-se. «Até Julho temos crescimentos acima dos 20, 30%, o que significa que esta tendência veio para ficar».

Mais de metade das novas empresas que chegam agora à internet são pequenos negócios, pertencem à restauração, à área dos serviços domésticos e ginásios. Disparou ainda a abertura de domínios de projectos de solidariedade social, que visam mitigar o impacto da crise pandémica.

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