Director/a de Recursos Humanos – Prémios Human Resources 2024

Qual a (o) director de Gestão de Pessoas / Recursos Humanos que mais gostaria de ter na sua organização / empresa?

 

Nota biográfica dos finalistas

 

Ana Rita Lopes

Ana Rita Lopes, Licenciada em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE, complementando o seu conhecimento com um Mestrado Executivo em Controlo de Gestão e o Programa Avançado de Alta Direção pelo AESE. Iniciou o seu percurso profissional na Portugal Telecom, agora Grupo Altice, e assumiu várias funções no Grupo, sempre ligadas a Recursos Humanos, tendo assumindo em 2015 a função de Diretora de Recursos Humanos do Grupo Altice em Portugal.

Desde 2019 exerce a função de Diretora Executiva na Direção de Pessoas, Cultura e Desenvolvimento no Grupo Nabeiro-Delta Cafés, onde o principal desafio passa por estruturar toda a área de RH no Grupo de forma eficiente, assegurando a digitalização e transformação dos processos e o desenvolvimento de práticas que promovam o envolvimento e a satisfação dos colaboradores, garantindo a manutenção e reforço da identidade, cultura e valores tão fortes como os que o Grupo Nabeiro tem.

Adepta da modalidade de padel, encontra na prática deste desporto uma forma de se superar e ao mesmo tempo conviver com amigos, sendo que é desta forma que perspetiva a sua vida, recheada de boa companhia mas sempre com desafios para superar. 

Catarina Horta

Directora de Capital Humano no novobanco desde Janeiro de 2019, Catarina Horta conta com mais de cerca de três décadas de experiência em Gestão de Pessoas, em diversos sectores de actividade, das Telecomunicações à Resrauração, passando pela indústria Farmacêutica, Construção, Consultoria e Aviação, até à Banca.

Antes de integrar o novobanco, liderava, desde Novembro de 2017, o departamento de Recursos Humanos da ANA – Aeroportos de Portugal. Foi directora de Recursos Humanos da Caixa Económica Montepio Geral (cargo que assumiu em Dezembro de 2015); e responsável pela área de Recursos Humanos do grupo Randstad, cargo que desempenhou durante cinco anos. Foi também Comercial da Psicoforma – empresa de formação do grupo.

Aos 23 anos, Catarina Horta assumiu a direcção de Recursos Humanos da Telepizza. Aos 25 passou a chefiar o mesmo serviço na MSF, coordenando cerca de duas mil pessoas, passando depois a ser responsável pelas áreas de Comunicação e de Recursos Humanos da Roche Diagnostics, onde permaneceu ao longo de sete anos. Mais tarde, e por quatro anos, dirigiu os Recursos Humanos da Shering-Plough.

Catarina Horta é licenciada e mestre em Psicologia, pela Universidade de Lisboa, dedicou o seu mestrado ao tema do desenvolvimento de carreiras. É coach certificada, autora e professora convidada nas áreas de Talento, Gestão da Carreira e Gestão da Mudança.

Catarina Tendeiro

A Catarina conta com um vasto histórico de liderança de talento em diferentes indústrias e organizações – IKEA, Autoeuropa, BPI, KPMG e AGEAS. Desde outubro de 2022, a Catarina abraçou o papel de Diretora Senior de Recursos Humanos na Hovione.

Com uma abordagem colaborativa e uma paixão pela cooperação com equipas globais em tópicos de Recursos Humanos, a Catarina destaca-se pelo seu apoio na expansão das organizações, contribuindo para a gestão de talentos e destacando-se pela sua capacidade de navegar com sucesso ciclos de reestruturação empresariais.

Formada em Sociologa, realizou também um programa de Gestão para Executivos pela AESE e pela London Business School. A Catarina é Certified Coach pelo ICF. Ao dia de hoje, parte do seu tempo é dedicado enquanto professora assistente convidada na NOVA SBE, partilhando o seu conhecimento e experiência com os líderes do futuro.

Isabel Borgas

Lidera a Direção de Pessoas e Organização na NOS desde setembro de 2020 com a ambição de a elevar ao topo das melhores empresas para trabalhar. Com uma grande visão estratégica e conhecimento organizacional, promove a evolução cultural e os valores que nos conectam ao nosso propósito. Desafia o pensamento e imprime agilidade, ousadia e inspiração em quem a rodeia, colocando o foco na transformação da experiência das pessoas para criar mais valor para o negócio e para as suas carreiras. Alguns exemplos deste caminho são o programa Leadershift e as novas equipas de People Business Partners e de People Experience (esta última, responsável por mapear a Jornada do Colaborador e dos seus “magic moments”). É Membro fundador da European Association for Communication Directors, docente da Porto Business School e partilha frequentemente a sua experiência, de mais de 20 anos de carreira, em fóruns sobre gestão de pessoas e liderança. 

Isabel Heitor

Integra a ANA|VINCI Airports em 2019 como Diretora de Recursos Humanos.

Foi Diretora de RH e Diretora de Marketing na Singer; Diretora de RH de todas as marcas hoteleiras na Accor, Vice-Presidente de RH para a Europa do Sul (Mercure e Mgallery) e Knowledge Manager para a Europa; Diretora Mundial de Talento e Cultura e posteriormente VP of Talent & Culture (Novotel e SuiteNovotel); Diretora de RH para a América, Europa e Pousadas de Portugal do Grupo Pestana.

Licenciada em Gestão de RH, pós-graduada em Marketing, Mestre em Comportamento Organizacional e Psicologia e licenciada em Ciências Psicológicas. Doutoranda em Gestão pelo ISEG.

Lecionou durante vários anos em diversas universidades e foi também Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas. 

Joana Queiroz Ribeiro

Joana Queiroz Ribeiro é Diretora de Pessoas e Organização da Fidelidade desde Janeiro de 2015. Ao longo de mais de 25 anos de experiência profissional, liderou áreas como Qualidade, Comunicação, Relações Públicas e Relações Institucionais. Licenciada em Engenharia Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa e Pós-graduada em Ciências Cervejeiras – Universidade Católica de Louvain-la Neuve, participou no “Advanced Executive Program” da Kellogg School of Management (Chicago). Apaixonada por pessoas e com uma vontade de desafiar as abordagens mais óbvias na gestão e desenvolvimento das mesmas, acredita que o futuro passa por sermos cada vez mais autónomos na Gestão das Pessoas, ao ponto de as áreas de Recursos Humanos serem cada vez menos necessárias. 

José Luís Carvalho

Diretor de Gestão de Pessoas do Grupo CUF desde 2018, José Luís Carvalho vem de uma experiência anterior diversificada que se consolidou na gestão de unidades de saúde.

Com um passado ligado ao Planeamento e Controlo, ao desenvolvimento de negócio com uma experiência internacional em Espanha e com uma experiência de gestão num hospital em parceria público-privada, hospital de Braga, assume a pasta das pessoas da CUF onde teve uma curva de aprendizagem muito interessante e projectos desafiantes.

A experiência de estar à frente da Direção de Pessoas da CUF trouxe um desenvolvimento forte ao nível das tendências relacionadas com liderança, gestão de equipas e motivação que, na CUF, é aplicada aos diversos perfis num grupo com mais de 14.000 pessoas.

Tem sido um privilégio estar na gestão de pessoas onde a mudança e a velocidade exigida nos últimos anos levou a que a esta área seja uma verdadeira parceira do negócio e da Comissão Executiva.

Gosta muito de uma frase de Harry Kraemer, da Kellogg School of Management, que se aplica muito bem ao papel que desempenha: “Yes. Everything is common sense; however, the problem is that common sense is not so common” 😎

Marco Serrão

Marco Serrão lidera a equipa de People & Spaces da Galp desde junho de 2022, depois de 15 anos no estrangeiro, sobretudo no setor das telecomunicações.

Considera-se assim um cidadão do mundo, característica que se reflete no seu percurso profissional – cinco países, três empresas – que moldou os valores que rege o seu trabalho: empatia, sentido de propósito e tolerância. Acredita no poder da diversidade, em trazer-nos a nós próprios para o trabalho e causarmos impacto – que são as diferentes perspetivas que fazem com que valha a pena viver; os profissionais de RH têm a capacidade de moldar a cultura da empresa e acrescentar valor centrando-se em ter um impacto positivo na vida das pessoas. É essa visão que motiva o Marco desde o 1º dia na Galp. 

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro assume o cargo de Diretor de Pessoas do Super Bock Group em outubro de 2017, empresa da qual é colaborador desde 2003 e onde assumiu várias funções ao longo dos anos, nomeadamente nas áreas de Operações, Planeamento Operacional e Supply Chain.

Atualmente, Pedro Ribeiro, recém-nomeado Diretor Geral de Pessoas e Organização, assume que tem como principais áreas de interesse os processos de transformação cultural/organizacional e de gestão de talento.

É licenciado em Engenharia Química pela FEUP, com pós-graduação na Porto Business School e formação executiva nas escolas de negócios AESE, INSEAD e IMD.

Tem como hobbies o desporto e a leitura. 

Vera Rodrigues

Vera Rodrigues é Head of People da MC Sonae. É licenciada em Gestão na Faculdade de Economia do Porto e tem formação avançada pela London Business Scholl em HR Strategy. É docente em duas Pós-Graduações na área de “People Analytics”.

Lidera equipa de mais de 100 pessoas, tendo a MC Sonae mais de 38.000 colaboradores e um portfólio diverso de marcas e negócios. Vê na empatia e no desenvolvimento das lideranças dois elementos críticos da gestão de equipas. Identifica a estratégia de gestão de pessoas como a verdadeira alavanca do crescimento e da transformação de uma empresa, porque acredita que é através do conhecimento, do compromisso e do talento das equipas que se garante a verdadeira diferenciação num mercado competitivo e em acelerada mudança. Com uma definição clara da proposta de valor que tem para oferecer às pessoas, mede os resultados da sua visão, através de indicadores que concretizam a importância do desenvolvimento das pessoas como elemento-chave da estratégia de toda a empresa. Porque “o que não se mede, não se gere”. 

 

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