Disparidade salarial entre um CEO e um colaborador médio até pode ser percebida, mas só se for explicada. Senão vai prejudicar a empresa

Estudo revela que os colaboradores percebem que o CEO ganhe um salário elevado, mas apenas quando o número lhes é totalmente explicado.

 

Ethan Rouen, professor da Harvard Business School, realizou um estudo que conclui que a disparidade salarial entre um CEO e o colaborador médio é percebida como injusta se não for bem explicada. A pesquisa refere que, em resultado disso, podem surgir colaboradores infelizes ou os resultados da empresa deteriorarem-se.

O professor adverte que, se essa divulgação não for feita no contexto adequado, pode desencadear uma reação dos trabalhadores e prejudicar a produtividade da organização.

«Quando os colaboradores sabem quanto o seu CEO ganha, pode parecer-lhe ultrajante, uma veza que as pessoas vão reagir com paixão», sublinha Rouen, pelo que, «caberá a cada empresa que divulgar esses números fornecer alguma explicação e dar uma resposta ponderada, justificando assim a disparidade salarial».

«Em suma, as empresas prosperaram quando pagam aos seus colaboradores de uma forma justa, mas tal não acontece se os salários forem injustos», avança Ethan Rouen.

Ler Mais