Distrai-se facilmente? Como encontrar (ou recuperar) o foco, independentemente do local onde trabalha

Seja no escritório ou em casa, é fácil surgirem momentos de distração, mas há alguns truques aos quais podemos recorrer para contornar isso.

Durante anos, escritórios em open space com interrupções constantes de colegas foram a razão para a falta de concentração em momentos de trabalho profundo. Agora, a trabalhar a partir de casa, verifica-se que a concentração também não é fácil. Os factores externos desempenham um papel importante na distração, mas mesmo num espaço silencioso, muitas vezes a mente atrapalha o tipo de foco necessário para alcançar o tão cobiçado “estado de fluxo” onde as grandes ideias acontecem.

Felizmente, há pequenas coisas que se podem pôr em prática para encontrar o foco, relata a Fast Company. Logo num primeiro momento comece por estes simples truques: desligar as notificações, ouvir música e sentar perto da luz natural. É garantido que vão ajudar.

Uma das grandes vantagens da flexibilidade dos modelos de trabalho é a capacidade de trabalhar no horário que melhor se adapta à agenda de cada um, mas também priorizar as horas de trabalho em que o cérebro está com máximo desempenho.

No entanto, alguns dos melhores conselhos sobre como encontrar o foco estão nas regras mais básicas do autocuidado: comer e dormir bem, fazer pausas e exercício regulares. E em certos casos, redefinir o sucesso também pode ajudar.

Afinal, curtos períodos de foco são melhores do que nenhum, e o luxo de reservar uma tarde apenas para “pensar” não é para todos.

Ler Mais