Diversidade, Equidade e Inclusão – Prémios Human Resources 2025
Qual a empresa com melhores práticas de Diversidade – nas suas diferentes dimensões – Equidade e Inclusão?
Pitch dos finalistas
CUF
Na CUF, assumimos um compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) através de práticas concretas, não só com a aposta em recrutamento inclusivo como também em garantir que a adaptação às funções e posto de trabalho garantem também a inclusão. Apoiamos a mobilidade interna, disponibilizando o formulário de motivações, no qual os colaboradores podem expressar a sua intenção de transitar para uma nova função, direção ou unidade, sendo posteriormente analisado pela equipa de recrutamento para identificar oportunidades que se ajustem ao perfil. Promovemos a igualdade de oportunidades, criando um ambiente onde cada pessoa se sinta segura para ser quem é. Apostamos na formação dos nossos profissionais não só para a promoção de uma cultura cada vez mais inclusiva com os colegas, mas também com os nossos clientes através de um atendimento mais inclusivo. Acreditamos que equipas diversas são mais criativas, resilientes e ambiciosas com impacto visível no negócio.
El Corte Inglés
No El Corte Inglés, a abordagem e constante preocupação com as desigualdades fundamentam o trabalho consistente que tem sido desenvolvido na área da Inclusão, nomeadamente na empregabilidade de públicos vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência, refugiados, jovens em situação de vulnerabilidade social e/ou abandono escolar, pessoas com mais de 45 anos e população imigrante.
Como Entidade Empregadora Inclusiva, o El Corte Inglés entende que ao criar oportunidades de emprego para estes coletivos vulneráveis, está a proporcionar-lhes as condições necessárias para que se possam afirmar, autonomizar e contribuir para a sociedade, como qualquer outra pessoa. A diversidade é um fato, mas a inclusão é uma ação, e é essa vontade de agir que distingue e orienta o El Corte Inglés.
Galp
A Galp iniciou, em 2023, uma jornada estruturada para integrar a Diversidade, Equidade e Inclusão na sua cultura, com o objetivo de construir uma organização mais justa e representativa. Com metas definidas até 2026, a estratégia atua em quatro pilares — género, juventude, recrutamento inclusivo e impacto social — e visa aumentar a representação feminina na liderança, atrair mais jovens talentos, diversificar iniciativas de voluntariado e aumentar a contratação de pessoas com incapacidade. Na Galp, todos têm um papel no futuro da energia.
IKEA
A diversidade faz parte do nosso ADN. Na IKEA Portugal, promovemos uma cultura inclusiva onde todas as vozes contam. Acreditamos que a equidade começa por dentro, com políticas que apoiam a parentalidade, o equilíbrio vida-trabalho e a igualdade de oportunidades. Somos uma organização onde mulheres lideram, jovens crescem e as diferenças enriquecem. Trabalhamos todos os dias para sermos um reflexo mais justo e representativo da sociedade que servimos.
L’Oréal
2025 é o ano em que celebramos 20 anos de Diversidade, Equidade e Inclusão. Há duas décadas que acreditamos no papel que a L’Oréal tem na promoção de uma cultura de DE&I como meio para uma sociedade mais justa e equitativa. Pautámo-nos por quatro pilares fundamentais: saúde física, mental e social; idade e gerações, diversidade socio-económica e multicural; equidade de género e inclusão de LGBTQIA+
97% dos colaboradores da L’Oréal Portugal, sentem-se tratados com respeito independentemente das suas caraterísticas e background socioeconómico (exemplo: idade, orientação, sexual religião, etc).
Também do ponto de vista da igualdade de género, é com imenso orgulho que partilhamos que somos certificados pelo GEEIS (Gender Equality European and International Standard).
Diariamente colocamos o tema em agenda, promovendo políticas e práticas de People Management junto de colaboradores, parceiros e até consumidores.
MC / Sonae
A nossa estratégia de Diversidade e Inclusão desenrola-se em cinco dimensões de diversidade: Género, Incapacidades, Gerações, Nacionalidades e Etnias e LGBTQIAP+. Com a visão e propósito ambiciosos do mote #PoderSer, lançámos em 2024 a primeira Loja Inclusiva para Pessoas Singulares no Continente Modelo de Leça do Balio, adaptada a pessoas com espectro autista. Por outro lado, continuamos a investir na formação para atenuar preconceitos inconscientes e celebramos datas como o Dia da Mulher e o Mês do Orgulho com campanhas que dão visibilidade às nossas pessoas e temáticas. Hoje, somos uma empresa mais preparada para a inclusão em todas as dimensões.
Prio
Na PRIO, a diversidade, equidade e inclusão são mais do que valores – são pilares da nossa cultura. Criámos recentemente a PRIO Diversidade+ para promover mudança com impacto, desenvolvemos formações com parceiros como a Academia Salvador e tornámos os nossos processos de recrutamento mais inclusivos. Trabalhamos para garantir equidade de oportunidades, representatividade e pertença, dentro e fora da organização. Estamos comprometidos a contribuir ativamente para uma sociedade mais justa através de parcerias com organizações que apoiam a inclusão de grupos em situação de fragilidade social ou com deficiência. Porque na PRIO, inclusão é prática, é compromisso e é futuro.
Vodafone
Na Vodafone, acreditamos que cada diferença traz algo único, e é essa diversidade que nos permite olhar para os desafios de maneira inovadora.
Continuamos a criar oportunidades para que todas as pessoas possam crescer, aprender e contribuir plenamente. Uma cultura onde os colaboradores se sintam no seu melhor, um local onde se sintam bem.
Investimos em programas de formação, iniciativas de recrutamento inclusivo e espaços seguros de diálogo, porque sabemos que a diversidade é a base para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.
Na Vodafone Portugal, promover a equidade e a inclusão fortalece o sentido de pertença, permitindo-nos fazer a diferença na vida das pessoas, dentro e fora da empresa.