
dstgroup e Fundação Santander Portugal potenciam a educação através de “mesas da criatividade” nas escolas
O dstgroup juntou-se à Fundação Santander Portugal para potenciar o progresso social, através da educação, com o método “Aprender através do brincar”.
O projecto envolve a colocação de “mesas de criatividade” nas escolas, promovendo a imaginação, a colaboração e as competências sociais entre pares. Porque se a mesa de refeição alimenta o corpo, a mesa de criatividade alimenta a mente.
Dirigidas às crianças, estas mesas são uma ferramenta de ensino versátil, composta por seis grandes gravetas – com materiais, jogos e brinquedos – que transformam o brincar em aprender.
As cinco características do “Aprender através do Brincar”:
- Empenho e diversão;
- Integração social;
- Trabalho em equipa,
- Envolvimento mental e físico, testando ideias;
- Aprendizagem com os erros, assumindo riscos.
O dstgroup doou as mesas a sete escolas públicas de Braga – de três agrupamentos diferentes – e pretende criar impacto e envolvimento na e com a comunidade local, contribuindo para o aumento da literacia junto dos mais jovens.
«Ao integrarmos programas como o “Mesas de Criatividade”, promovido pela Fundação Santander Portugal, estamos a dar às crianças ferramentas que estimulam a sua curiosidade e promovem o seu pensamento crítico, fortalecendo, assim, as bases de uma sociedade mais equilibrada e justa. Integrar iniciativas como esta na nossa estratégia é muito mais do que responsabilidade social, é um compromisso com um futuro mais sustentável», explica Ana Flores, Environmental, Social and Governance (ESG) & Risk Senior manager do dstgroup.
«Na Fundação Santander Portugal, acreditamos que a educação é o motor da mobilidade social e que aprender é um caminho para toda a vida. Vivemos num mundo em constante mudança e a aprendizagem tem de acompanhar essa transformação. Com as mesas de criatividade, queremos preparar as novas gerações, levando às escolas do 1.º ciclo uma nova forma de aprender — mais criativa, mais divertida e com verdadeiro significado — para desenvolver nas crianças as competências do futuro: a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração», afirma Inês Rocha de Gouveia, presidente da Fundação Santander Portugal.
Este projecto assume a maior importância, tanto em contexto regional como nacional, sendo a ambição da Fundação Santander Portugal chegar a todas as escolas em Portugal.