É daquelas pessoas que enche a casa de luzes no Natal? Antes de pôr as iluminações, veja estas dicas para a factura da electricidade não disparar

Será que as iluminações de Natal impactam na factura de energia? Para evitar esse risco, a Geonode deixa várias dicas para poupar energia durante a quadra festiva que aí vem. 

 

Ainda que a maioria dos consumidores já tenha optado por lâmpadas economizadoras, muitas das decorações festivas que temos em casa podem ser mais antigas e menos eficientes.

De acordo com um estudo do Departamento de Energia dos Estados Unidos, as luzes de Natal ligadas 8 horas por dia durante um mês, podem custar cerca de 10€. Multiplique isso pelo número de luzes que usa para enfeitar uma árvore de Natal ou tem penduradas dentro e fora de casa, e faça as contas.

 

Como reduzir os custos sem perder a magia da quadra?

Phillip Pratt, um especialista em tecnologia da Geonode, sugere começar por calcular o custo potencial das suas decorações festivas, seguindo os seguintes passos:

  1. Identifique os watts totais da decoração multiplicando a potência de uma única luz pelo número de luzes.
  2. Converta o resultado em kilowatts dividindo-o por 1000.
  3. Multiplique os kilowatts pelo número de horas em que as luzes estarão acesas.
  4. Multiplique o total pelo custo da electricidade indicado na sua factura de electricidade.

 

Dicas para reduzir a factura:

Embora as iluminações possam aumentar o seu consumo de energia, existem várias estratégias para reduzir o custo:

  1. Opte por luzes LED: Embora o custo inicial seja mais elevado, as luzes LED consomem cerca de 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes tradicionais e duram 25 vezes mais.
  2. Utilize um temporizador: Os temporizadores programáveis podem ajudar a limitar o uso das luzes durante os horários de maior fluxo e evitar um consumo desnecessário.
  3. Escolha decorações com fibras ópticas: Estas decorações utilizam uma única fonte de luz para iluminar a decoração completa, reduzindo significativamente o consumo de energia.
  4. Limite o tamanho do display: Trata-se de encontrar o equilíbrio entre o espírito festivo e a economia de energia.

Para concluir, a questão não é acabar com os hábitos que enchem a época natalícia de magia, mas sim desfrutar da quadra com pequenas mudanças que vão ser valiosas na carteira no final do mês.

Ler Mais