É esta a característica que os empregadores mais valorizam nas contratações. Saiba como desenvolvê-la

O pensamento inovador é uma competência altamente valorizada no ambiente de trabalho. Trata-se de uma tarefa complexa que envolve encontrar novos métodos para resolver problemas ou procedimentos. O pensamento inovador produz resultados que mudam ou desafiam o status quo.

 

Em termos profissionais, isto significa procurar formas de pensar diferentes para produzir melhores práticas empresariais, que trazem mais-valias tanto para colaboradores como para os clientes.

Estas competências de pensamento inovador são tão valorizadas no mercado de trabalho que devem ser incluídas num currículo ou carta de apresentação e discutidas durante uma entrevista de emprego. Podemos enfatizar competências como a criatividade ou a resolução de problemas, que serão bem acolhidas pelos empregadores.

A pensar nisto, a Adecco partilhou cinco dicas para melhorar a capacidade de pensamento inovador.

1. Incentivar a criatividade 
Procure oportunidades para ser criativo no trabalho e na sua vida pessoal. Quando confrontado com um desafio, faça uma lista de soluções. Use a sua imaginação para gerar ideias que comecem com “E se”? Leia os conselhos de outros pensadores criativos da sua área de actividade e de outras disciplinas de interesse.

 

2. Aprender com o fracasso
Muitos inovadores acreditam que o fracasso é o melhor instrumento de ensino. Dar a si próprio espaço para falhar e avaliar os erros pode aumentar a sua capacidade de pensar de forma criativa. Pense nas tentativas falhadas como uma forma de testar uma ideia e avançar para a solução seguinte.

 

3. Considerar todas as ideias
Os pensadores inovadores deixam as suas ideias fluir sem limites. Criar uma mentalidade onde cada conceito tenha potencial durante o processo de pensamento inicial. O contributo de outros pode também ser uma parte importante da formação de ideias.

 

4. Expandir a base de conhecimentos
Os inovadores reconhecem que as ideias podem vir de qualquer fonte. Aumentar os conhecimentos através do desenvolvimento profissional e pessoal. Encontrar oportunidades para aprender e melhorar as competências pessoais.

 

5. Reconhecer a inovação
Celebrar o pensamento inovador nos outros. Explorar métodos de resolução criativa de problemas e descobrir como geram ideias para ajudar a inspirar a própria criatividade.

Ler Mais