É este o “Melhor Banco do Mundo para PME”

A Euromoney elegeu o Santander como o “Melhor Banco do Mundo em Diversidade e Inclusão”, bem como o “Melhor Banco do Mundo para PME”, na edição de 2020 dos prémios “Excelência em liderança”. É a terceira vez em cinco anos que o Santander é distinguido pelos serviços prestado às pequenas e médias empresas (PME) e a primeira vez que é eleito na categoria de Diversidade e Inclusão.

 

O Santander implementou várias medidas de apoio à diversidade e inclusão, como a criação de uma licença parental global mínima em todos os seus mercados. Estabeleceu também uma série de objectivos para promover estes valores dentro do Grupo, tais como conseguir uma percentagem de mulheres membros do conselho de administração entre os 40 e os 60% até 2021, entre outras medidas. Em Portugal, 43% dos membros do conselho de administração são mulheres.

De referir também que, nos últimos dois anos, o Santander alcançou a classificação mais alta no Índice de Igualdade de Género (GEI) da Bloomberg.

Sobre este Prémio, Ana Botín, presidente do Grupo Santander, afirmou: «temos o compromisso de construir um Banco mais responsável e estabelecemos uma série de objectivos ambiciosos para melhor atingir este propósito. Ainda há muito por fazer, mas temos conseguido verdadeiros avanços e estamos muito gratos por a Euromoney reconhecer os nossos esforços no sentido de criar uma organização mais diversificada e inclusiva».

 

Melhor Banco para PME
O impacto da COVID-19 teve uma influência considerável na edição deste ano dos prémios “Excelência em liderança”. Desde o início da crise, o Santander ajudou mais de seis milhões de clientes, através de várias iniciativas, tais como o adiamento do pagamento de créditos a particulares e empresas em todo o mundo, no valor de até 16% da sua carteira total.

Em todos os mercados em que opera, o Grupo está a prestar um apoio financeiro às PME e empresas afectadas pela pandemia, tendo concedido uma média de mais de 1,6 mil milhões de euros por dia em novos empréstimos aos seus clientes – a maioria PME – nos meses de Abril, Maio e Junho.

Em Portugal conseguiu-se disponibilizar o pedido online da moratória de crédito à habitação e, antes da disponibilização das linhas de financiamento, o Banco contactou no espaço de poucos dias os seus 150.000 clientes empresas, no sentido de saber que apoio é que necessitavam. Desta forma o Santander em Portugal apoiou a economia portuguesa no primeiro semestre, tendo-se registado um aumento de 2,1 mil milhões de euros no crédito, dos quais 1,1 mil milhões às empresas com uma forte participação nas linhas protocoladas.

Sobre esta distinção em concreto, Ana Botín referiu: «num ano extraordinariamente complicado, as nossas equipas trabalharam incansavelmente para apoiar os nossos clientes durante a pandemia. O reconhecimento como o melhor Banco para as PME é um verdadeiro testemunho dos nossos esforços».

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