Edenred: Atrair e fidelizar talento no novo mercado de trabalho

Num mercado onde o talento certo faz toda a diferença, os benefícios extrassalariais assumem-se como ferramentas indispensáveis para reforçar a proposta de valor das empresas.

Atrair e reter talento nunca foi tão desafiante. Com colaboradores cada vez mais qualificados, exigentes e atentos ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, as organizações enfrentam, constantemente, a pressão de melhorar a sua proposta de valor. A resposta, muitas vezes, não está no salário, mas nos benefícios sociais que complementam o pacote remuneratório.

Porquê a crescente importância dos benefícios? A resposta é tão simples quanto directa: os colaboradores procuram mais do que um salário competitivo. Procuram equilíbrio, segurança e ferramentas que lhes permitam melhorar o seu dia- -a-dia, tanto a nível pessoal como profissional. Numa altura em que se fala tanto de benefícios flexíveis, os benefícios sociais ganham maior relevância: têm a capacidade de aumentar o poder de compra e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, o que impacta directamente a sua motivação e, consequentemente, o seu desempenho e fidelização.

 

Os benefícios sociais mais relevantes
No conjunto de benefícios que as empresas podem atribuir aos colaboradores há quatro que se destacam, pela sua relevância transversal e pelo impacto que geram. A alimentação é, talvez, o exemplo mais evidente, afigurando-se como uma necessidade básica para o bem-estar de qualquer pessoa (físico, psíquico e emocional), mas também para a produtividade da empresa e para o bem geral da sociedade. A atribuição do subsídio de alimentação através de um vale social (cartão de refeição) garante que os colaboradores têm uma verba específica para satisfazer essa necessidade concreta, motivo pelo qual tanto o colaborador como a empresa usufruem de vantagens fiscais.

Do mesmo modo, também a atribuição de um montante para despesas relacionadas com saúde contribui directamente para o bem-estar do colaborador ou do seu agregado familiar, com impacto também na produtividade da empresa.

Paralelamente, o apoio à infância e educação dos filhos dos colaboradores ganha espaço e relevância. Num mercado onde a conciliação entre trabalho e vida pessoal é um factor decisivo para muitos, as empresas que oferecem soluções para apoiar despesas com creches, mensalidades e material escolar ou mesmo actividades extracurriculares dos filhos posicionam-se como marcas empregadoras mais fortes. Esta atenção às necessidades familiares aumenta o sentimento de segurança e satisfação dos colaboradores.

A formação e o desenvolvimento de competências constituem um quarto pilar imprescindível. Os colaboradores valorizam empresas que apostam no seu crescimento. Além disso, a promoção de uma cultura de aprendizagem beneficia tanto o profissional quanto a empresa, que, num ambiente empresarial onde a inovação e a evolução tecnológica ditam o ritmo, ganham mais uma vantagem competitiva.

 

Gestão simples de benefícios
Com os benefícios sociais a ganharem um papel crítico na proposta de valor para os colaboradores, a Edenred assume-se como uma parceira estratégica, que alia décadas de experiência a uma capacidade de inovação constante. Líder global em benefícios sociais, a Edenred disponibiliza soluções multi benefício que cumprem toda a legislação e respondem às mais elevadas expectativas em termos de segurança, praticidade e impacto ESG.

Simples de utilizar, as suas plataformas digitais, como a App MyEdenred e o Portal Cliente, são ferramentas que ligam empresas e colaboradores numa gestão ágil e eficiente dos benefícios, assegurando que estes não só chegam no momento certo, mas também cumprem o seu propósito.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Benefícios Flexíveis” que foi publicado na edição de Setembro (nº. 177) da Human Resources.

Disponível nas bancas e online, na versão em papel e na versão digital.

Ler Mais