EDP coloca a inovação na energia em competição

A EDP lançou a maior competição de inovação no sector energético, com abertura de candidaturas a empreendedores de todo o mundo que queiram desenvolver um projecto de negócio.

Resultante da fusão entre o Prémio EDP Inovação e o Energia de Portugal, o EDP Open Innovation, programa de apoio ao empreendedorismo tecnológico, surge renovado na forma e na ambição. Mantém-se o foco na energia, nas suas múltiplas variantes incluindo cruzamentos com tecnologias de informação, mas alarga-se o universo geográfico. Com centros de operacionalização em Portugal, na EDP Espanha e EDP Brasil, o EDP Open Innovation está aberto a candidatos de qualquer ponto do mundo.

As propostas recebidas na 1ª fase, até 31 de Agosto, candidatas a uma ou várias das 12 categorias, serão alvo de uma primeira análise por um júri internacional. As 15 melhores passam à 2ª fase, um programa intensivo de aceleração durante o qual as equipas participantes terão de desenvolver e provar a solidez da ideia ou projecto apresentado.

Este programa de aceleração decorrerá durante o mês de Outubro e será feito em Lisboa, nas instalações da Fábrica de Startups. Durante esse período de trabalho prático, os participantes terão quatro bootcamps seguindo o método FabStart que permite simular o produto ou ideia no mundo real.

Na fase de Investment Pitch, em Novembro, serão seleccionadas as três equipas/startups finalistas, que terão a oportunidade de expor o seu projecto no stand da EDP no Web Summit, em Lisboa. O grande vencedor receberá um prémio de 50.000 EUR.