Eduardo Caria, Grupo Ageas Portugal. Harmonizando IA e Humanidade: O futuro da Gestão de Pessoas
Eduardo Caria, director Pessoas e Organização do Grupo Ageas Portugal, faz notar que «ao abraçar a natureza complementar da IA e das capacidades humanas, os profissionais de RH podem criar um ambiente de trabalho equilibrado e progressivo que maximize o potencial tanto da IA quanto do factor humano, garantindo um futuro promissor para o mundo da Gestão de Pessoas».
«Tenho defendido que a Inteligência Artificial (IA) trará uma revolução profunda ao mundo do trabalho e a Gestão de Recursos Humanos (RH) não ficará isenta desse impacto. O progresso exponencial, no campo da IA Generativa nos últimos seis meses tem revelado seu vasto potencial e notável velocidade de avanço.
Indo ao encontro do expectável, o último Barómetro revela que 92% dos inquiridos já perceberam que a IA está actualmente a influenciar as áreas de RH. Quanto ao futuro, num prazo de cinco anos, 100% afirmam que essa tecnologia terá implicações consideráveis.
Mas será que o papel humano estará comprometido? Embora 36% argumentem que isso não ocorrerá, apenas 8% acreditam que as funções de gestão de Pessoas não serão substituídas pela IA.
A integração da IA na gestão de Recursos Humanos representa uma grande promessa de optimização de processos e eficiência em diversas áreas. No entanto, a equação humana contínua indispensável para a sua implementação, uso ético das tecnologias de IA e sistemas potenciados por estas. Ao abraçar a natureza complementar da IA e das capacidades humanas, os profissionais de RH podem criar um ambiente de trabalho equilibrado e progressivo que maximize o potencial tanto da IA quanto do factor humano, garantindo um futuro promissor para o mundo da Gestão de Pessoas.»
Este testemunho foi publicado na edição de Agosto (nº.152) da Human Resources, no âmbito da XLVIII edição do seu Barómetro.
A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.