Empregadores e trabalhadores juntos contra o stresse

O stress pode ser produtivoA Agência Europeia para a Saúde e a Segurança no Trabalho (EU-OSHA) lançou em Bruxelas, uma campanha de dois anos de prevenção do stresse no local de trabalho.

A campanha “Locais de trabalho saudáveis contribuem para a gestão do stresse” tem por objectivo ajudar as empresas a gerir e prevenir com êxito o stresse relacionado com o trabalho e os riscos psicossociais e promover a utilização de ferramentas simples que podem ajudar as organizações a gerir com eficácia esses riscos, bem como salientar os efeitos positivos dessa gestão.

A Agência considera a prevalência do stress no trabalho como alarmante: uma recente sondagem de opinião pan-europeia da EU-OSHA revelou que 51% dos trabalhadores consideram habitual o stresse relacionado com o trabalho no seu local de trabalho e que 4 em cada 10 trabalhadores consideram que o stresse não é correctamente abordado na sua organização.

A campanha juntou o Comissário Europeu responsável pela pasta do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, o vice-ministro grego do Trabalho, Segurança e Bem-Estar Social, Vasilis Kegkeroglou, em representação da Presidência grega do Conselho da UE, e a directora da EU-OSHA, Christa Sedlatschek.

A campanha será coordenada a nível nacional pelos pontos focais nacionais da EU-OSHA em mais de 30 países europeus, e apoiada pelos parceiros oficiais da campanha: organizações pan-europeias e multinacionais e parceiros da campanha ao nível da comunicação social.

A campanha “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis” conta igualmente com o apoio das Presidências do Conselho da UE, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia, bem como dos Parceiros Sociais Europeus.

A campanha “Gestão do Stresse nos Locais de Trabalho” terá uma duração de dois anos e envolverá centenas de organizações de toda a Europa diversas actividades como sessões de formação, conferências e workshops, concursos de cartazes, filmes e fotografias, passatempos, esquemas de sugestão, campanhas de publicidade e conferências de imprensa. Será também lançada a iniciativa “Prémios Europeus de Boas Práticas” no dia 15 de Abril.

Ler Mais