Empresas portuguesas confiantes e a contratar

As empresas portuguesas vão entrar no segundo semestre do ano a contratar. Conheça os números revelados pelo ManpowerGroup Employment Outlook Survey e descubra quais os sectores que mais vão recrutar. 

 

De acordo com o estudo, realizado junto de 66 mil empregadores em 44 países, incluindo Portugal, entre Abril e Junho, 16% dos empregadores portugueses pretendem aumentar o número de colaboradores nas suas organizações, mais quatro pontos percentuais do que há um ano. Os dados divulgados são relativos ao segundo trimestre deste ano, e apontam para uma perspectiva de emprego líquido de mais de 13% para Portugal.

O recrutamento deverá disparar nas áreas de transportes, armazenamento e comunicações, com a criação líquida de emprego a manter-se nos 22%. Mas também os sectores das finanças, seguros, imóveis e serviços de negócios preveem intenções de contratação de mais 19%, assim como a restauração e hotelaria (+16%).

Contas feitas, os números são mais animadores em cinco dos nove sectores analisados, face ao período homólogo. Os patrões de restaurantes e hotéis revelam um aumento de 12 pontos percentuais e as perspectivas são 10 e nove pontos percentuais mais acentuadas no sector de transporte, armazenamento e comunicações e no sector público e social, respectivamente.

No lado oposto, as perspectivas de empresas do sector de comércio grossista e retalhista diminuíram cinco pontos percentuais.

Por dimensão, as grandes empresas são as que indicam fortes intenções de contratação, com uma perspectiva líquida de emprego de 35%. Nas pequenas e médias empresas, o recrutamento deverá manter-se mais estável, com perspectivas de 15% e 13%, respectivamente, enquanto as microempresas apontam para uma evolução mais tímida de 2%.

O Sul é, de acordo com o mesmo estudo, a região que mais vai contratar, com a perspectiva líquida de emprego a situar-se nos 15%. Estão também previstas melhorias para o Centro (+14) , enquanto os empregadores na região da Grande Lisboa revelam uma perspectiva de 12%. Também no Grande Porto (+10%) e no resto do Norte, os empregadores tencionam contratar, revelando uma perspectiva de 9%.

Raúl Grijalba, Mediterranean regional managing director da ManpowerGroup, faz notar quem apesar de «um ligeiro abrandamento no início de 2019, em parte devido às previsões económicas para este ano», «as empresas estão novamente bastante confiantes e isso reflecte-se nas intenções de contratação para este trimestre».

Veja também estas notícias.

Ler Mais