Empresas que alinhem os processos de RH ao desenvolvimento das competências dos colaboradores podem aumentar a produtividade em 40%, diz estudo. E revela como fazê-lo

As empresas que alinham os processos de desenvolvimento de recursos humanos (RH) com as necessidades de desenvolvimento de competências podem aumentar o envolvimento dos empregados em 50%, reduzir os custos dos programas de formação e desenvolvimento em 50% e aumentar a produtividade em 40%, de acordo com uma análise da McKinsey & Company.

 

No entanto, actualmente, muitas empresas têm apenas um conhecimento limitado e geral das competências e das suas necessidades internas. Por isso, tal como recomendado pela McKinsey, para adequar os processos de RH às necessidades de desenvolvimento de competências, é necessário, em primeiro lugar, desenvolver uma taxonomia de competências para a organização, com o objectivo de identificar aquelas que são mais críticas.

De acordo com a análise da McKinsey, é aconselhável dar prioridade a 25 a 30 competências necessárias para todos os colaboradores, mais 5 a 10 competências especializadas para cada área de negócio, com o objectivo de obter um modelo de trabalho que possa evoluir à medida que a organização avança.

A McKinsey refere que as empresas bem sucedidas utilizam frequentemente métodos como workshops de avaliação, que servem para adoptar uma abordagem sistemática com várias sessões de avaliação de competências e reflexão colectiva para melhorar a fiabilidade; inquéritos para obter o feedback dos empregados e obter uma perspetiva mais detalhada; ou mapeamento de competências, ou seja, extrair dados relacionados com competências de redes profissionais para identificar competências com base em perfis com posições semelhantes fora da organização.

Com a taxonomia concretizada e com uma ideia clara das necessidades da empresa, a McKinsey recomenda a realização de ajustes estruturais aos processos de RH e o lançamento de iniciativas estratégicas para corrigir o maior número possível de pontos fracos.

Estes desenvolvimentos requerem normalmente acções ao longo de vários eixos, incluindo o recrutamento baseado em competências, integrando futuras avaliações de competências no processo de contratação; a requalificação e a melhoria de competências, com percursos de aprendizagem personalizados que podem colmatar as lacunas de competências e maximizar o tempo de aprendizagem dos colaboradores; e a gestão do desempenho, ajustando os modelos e as avaliações de desempenho para incentivar o desenvolvimento de competências, a formação e a tutoria, ajudando, também, a monitorizar a progressão das competências e a manter atualizado o inventário de competências de toda a organização.

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