Empresas tecnológicas internacionais procuram talento português. Estes são os perfis mais desejados

O forte dinamismo e crescimento do sector de Tecnologias da Informação (TI) tem sido uma grande tendência nos últimos anos e o mercado português tem vindo a ser a grande aposta das empresas multinacionais. A Hays Technology Portugal revela os perfis mais desejados.

 

De acordo com a Hays Technology Portugal, «este forte interesse deve-se, em grande parte, à crescente digitalização, ao know-how da mão-de-obra nacional e aos valores salariais competitivos comparados com a média europeia».

Para Matilde Moreira, Head da Hays Technology Portugal, «à semelhança de anos anteriores, tem-se mantido o cenário de um mercado liderado pelo candidato, onde a procura supera a oferta. Há pouco talento disponível para colmatar as necessidades do sector. As empresas enfrentam ainda desafios relacionados com a retenção destes profissionais, principalmente devido à forte competitividade do mercado».

Do lado dos candidatos, estes valorizam «projectos globais, complexos e com continuidade, sendo um aumento do pacote salarial também importante numa mudança. Outra tendência a destacar está relacionada com o aumento da transferência de centros tecnológicos internacionais para Portugal», acrescenta a responsável.

«A crescente aposta na transformação digital faz com que grande parte das empresas estejam a desenvolver os seus departamentos de tecnologia, apostando em soluções mais inovadoras», sublinha, «além disso, a necessidade de ter aplicações mais flexíveis, escaláveis e de fácil acesso, aumentou a procura por serviços da cloud».

Perfis mais procurados em 2022

Machine Learning
Cloud Engineer
CRM
CyberSecurity Analyst
PMO/Scrum Master
NodeJS Developer
SAP FI
Business Analyt

Nos perfis mais difíceis de identificar, seja pela pressão de mercado ou por ser uma área de nicho, encontram-se os perfis de Software Development de uma forma geral, SAP FI, Cybersecurity, CRM (essencialmente Salesforce), Cloud Engineers e Scrum Master.

Ler Mais