
Empresas vão investir mais em GenAI. E a estratégia de modernização está a ser liderada por duas forças principais
A Noesis, consultora tecnológica internacional, de origem portuguesa, e a IDC, acabam de lançar um estudo que visa averiguar o papel central da qualidade nas várias fases do processo de desenvolvimento de software.
Com 38% das organizações a investir, nos próximos 12 meses, no desenvolvimento assistido por Inteligência Artificial (IA), o destaque vai para a Inteligência Artificial generativa (GenAI). A aplicação desta tecnologia reflecte uma maior produtividade, dando às organizações a capacidade de escalar o seu produto.
O estudo indica ainda que a entrega de aplicações modernas é vista como uma prioridade para 80% das organizações. Para concretizar este objectivo, a eficiência e a sustentabilidade são as duas forças que lideram a estratégia de modernização, para os 600 inquiridos. A nível mundial, os CEO esperam que as receitas dos seus produtos digitais quase dupliquem nos próximos cinco anos.
No entanto, a entrega de qualidade em grande escala está a ser implementada lentamente devido a um atraso na entrega de software, com os programadores a gastarem ainda dois terços do seu tempo em tarefas manuais. Com 45% das organizações a mudarem para uma abordagem orientada para o valor até 2025, para se manterem competitivas, a solução é uma abordagem estratégica centrada na automatização.
«A IA já não é um conceito futurista, mas uma realidade actual que está a transformar o desenvolvimento de software. As organizações podem agora melhorar a forma como fornecem software e aplicações aos seus clientes, adoptando soluções baseadas em IA, automação ou low-code. Isto é apoiado pelos dados encontrados no recente InfoBrief da IDC, que encomendámos, que destaca a forma como a IA e a automação estão a impulsionar a produtividade e a qualidade. Estas informações valiosas destacam o papel fundamental da qualidade em todas as fases do processo de entrega de software», afirma Eduardo Amaral, Quality Management, DevOps & Automation Global director na Noesis.
Os inquiridos afirmaram que o desafio mais importante na área da qualidade é o de quantificar a experiência global do cliente e o feedback dos utilizadores. No que diz respeito à inovação, 45% das organizações afirmam que, até 2025, irão mudar para uma abordagem mais inovadora, que procura acrescentar valor.
De acordo com o InfoBrief Quality at Scale 2024, a utilização de IA generativa no processo de desenvolvimento levará a um aumento da velocidade e da produtividade, dando às empresas a capacidade de escalar rapidamente. Também afirma que a entrega de aplicações modernas é uma prioridade em 2024 para 80% das organizações, com resultados de negócios como maior agilidade para atender às solicitações de negócios, desenvolvimento mais rápido de produtos e maior resiliência de negócios sendo os principais factores de direcção.
«Se uma organização quiser manter-se competitiva, uma abordagem orientada para o valor, alavancando a automação e a IA, garantirá que as práticas de qualidade se tornem centrais para a entrega de software e aplicações», acrescentou Amaral.
O InfoBrief demostrou que menos de 10% de todas as organizações incluídas no estudo a conseguirem realizar a entrega de aplicações e software de uma forma estruturalmente coesa. Além disto, uma em cada duas organizações entregou menos de 40% das aplicações através de abordagens iteractivas. Aliado ao facto de programadores continuam a gastar dois terços do seu tempo em tarefas manuais, para além de desenvolverem novas funcionalidades para as aplicações.
O InfoBrief foi criado com base no European Accelerated App Delivery Survey da IDC, realizado em Setembro de 2023, e contou com 600 respostas.