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Engagement dos colaboradores subiu em 2017
“Trends in Global Employee Engagement”, estudo da Aon, revela que os níveis de engagement dos colaboradores voltaram a subir em 2017, depois de uma ligeira queda.
A análise da Aon, realizada a mais de cinco milhões de colaboradores de mil organizações de todo o mundo, concluiu que os níveis globais de engagement dos colaboradores recuperaram para 65% em 2017, mais dois pontos percentuais em relação a 2016. A percentagem de colaboradores com níveis altos de engagement aumentou de 24% para 27% em 2017.
«No último ano assistimos a uma maior estabilidade política e económica em regiões mais maduras e ao crescimento económico em regiões como a Ásia e África. Apesar de a maior parte das empresas continuar a enfrentar algum nível de perturbação e incerteza, uma economia forte e em crescimento significa que as organizações estão dispostas a investir mais nas pessoas e isso torna o dia-a-dia de trabalho melhor para a maior parte dos colaboradores» afirma Nuno Abreu, director HR Solutions da Aon Portugal. Acrescentando que apesar de Portugal se encontrar no top 5 europeu, houve uma redução do nível de envolvimento de 2016 e 2017.
As áreas com respostas mais positivas continuam a ser as relacionadas com o orgulho em fazer parte da empresa, a confiança nos colegas e a orientação da empresa ao cliente. Os pontos mais negativos, por seu lado, são o contributo de cada um para o sucesso da empresa para fazer face aos objectivos e a falta de clareza relativamente às oportunidades de carreira.
De acordo com a Aon, melhorar o engagement dos colaboradores traz retorno para as empresas. O estudo demonstra que, um aumento de cinco pontos no engagement, está relacionado com um aumento de três pontos no crescimento da receita no ano seguinte.
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