
Ericsson promoveu debate sobre o futuro da conectividade e da transformação digital
A Ericsson realizou no Loft Marvila (Lisboa) mais uma edição do Imagine Live Portugal, o seu evento anual dedicado à inovação, ao futuro das redes e ao papel do 5G na indústria e na sociedade. O encontro reúne líderes, especialistas, decisores e representantes de todo o ecossistema das telecomunicações.
A sessão de abertura contou com Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal e Espanha, e António Coimbra, presidente da Apritel, marcando o tom para um dia dedicado à visão estratégica da conectividade em Portugal.
Entre os convidados internacionais destacam-se, Somaya El Marrakchi, Head of Business Development Mission Critical Networks, Ericsson e Mischa Dohler, VP Emerging Tech, Ericsson Inc. Silicon Valley
O Imagine Live 2025 oferece uma visão aprofundada sobre como a tecnologia 5G está a redefinir redes de missão crítica, a impulsionar novas oportunidades de negócio para os CSP (Communication Service Providers) e a preparar as indústrias para um futuro totalmente digital.
Nas palavras de Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal e Espanha, «o Imagine Live 2025 é um momento determinante para a Ericsson Portugal e para todo o setor das telecomunicações no nosso país. Este evento representa não apenas uma oportunidade para partilharmos a nossa visão sobre o futuro da conectividade, mas também para demonstrarmos, de forma concreta, como o 5G e a inovação tecnológica podem impulsionar a transformação digital das empresas, das indústrias e da sociedade portuguesa.»
O responsável máximo da Ericsson em Portugal aproveitou a oportunidade para reforçar, «o apagão ibérico do passado mês de abril é a prova do papel da conectividade nas sociedades do século XXI. Lidamos diariamente com serviços críticos, na área da Segurança, da Ferrovia ou da Energia. E os serviços críticos precisam de redes resilientes, soberanas, mais eficientes e mais seguras. E, aqui, estamos francamente mal». Sem deixar de lembrar que «a Europa tem de dominar o seu futuro digital e proteger a soberania, para, dessa forma, proteger também a competitividade das suas empresas».
Juan Olivera concluiu, «é tempo de os decisores políticos e empresariais assumirem que os tempos desafiantes que vivemos exigem respostas à altura. Também por isso, queremos reforçar o nosso compromisso contínuo com Portugal e com a construção de um futuro digital mais inovador, sustentável e inclusivo».
Ao longo da manhã, os participantes tiveram acesso a insights exclusivos de especialistas nacionais e internacionais, abordando temas como a evolução das redes críticas, o desbloqueio de novas fontes de receita com o 5G e as grandes tendências tecnológicas globais.
Paralelamente, esteve patente uma Demo Area onde a Ericsson apresenta algumas das suas mais avançadas inovações tecnológicas, essenciais para a competitividade e para a estratégia nacional de transformação digital. Os visitantes experimentaram soluções reais, falaram com especialistas e exploraram os mais recentes casos de utilização de 5G, IoT, XR e conectividade diferenciada.