Escola e centro de inovação reforçam parceria para formar técnicos municipais em marketing territorial

A Coimbra Business School (CBS) e o Centro Estratégico de Inovação Territorial (CEIT), reforçaram a parceria entre si, para formar técnicos municipais na área do marketing territorial e na gestão da sua marca.

 

«O CEIT, enquanto entidade que presta serviços na área da estratégia do marketing territorial, e a Coimbra Business School, enquanto entidade de investigação e de formação, reforçaram a parceria» para redimensionarem e fazerem a «ponte com os municípios», disse o presidente executivo do Centro, tal como a CBS, sediado em Coimbra.

Cristóvão Monteiro explicou, em declarações à agência Lusa, que, com esta parceria, as duas entidades vão, por um lado, «apoiar naquilo que é o diagnóstico de marca e recomendações de estratégia e, por outro, estabelecer um modelo consistente de marketing territorial, com um plano de acção».

Isto, justificou, porque, «na área das marcas territoriais», ainda falta alguma consistência. Mas «há municípios que estão mais maduros do que outros» e, por isso, no final do projecto, será atribuído «um reconhecimento do estado de maturidade».

«Temos um plano de formação onde estaremos a trabalhar com municípios a formar técnicos municipais e depois reconheceremos o estado de maturidade da marca territorial, ou seja, no fundo vamos reconhecer as boas práticas do marketing territorial», sintetizou.

Cristóvão Monteiro disse que, inicialmente, serão evolvidos «determinados municípios, de vários pontos do país», mas, sublinhou, a ideia é «chegar a muitos, inclusive ilhas, para que se possa criar uma rede para troca de experiências».

«Assim ganha o País, ganha a marca Portugal, porque a marca Portugal é o somatório das marcas territoriais, de cada concelho, vila, aldeia e, se todos trabalharem bem e de forma organizada e coerente, os frutos vão chegar», defendeu.

A parceria entre as duas entidades começou em 2020 com pós-graduações que «correram muito bem», ao ponto de «haver alunos com trabalhos no terreno e, inclusive, alguns formandos da primeira edição que são hoje vereadores municipais, com projectos em mãos que tinham como trabalho prático».

O presidente da Coimbra Business School reforçou, por seu lado, que, com esta pós-graduação em Branding Territorial, a escola «tem conseguido concretizar o objectivo de reforçar competências de planeamento estratégico de marketing dos territórios e áreas complementares».

Pedro Costa admitiu também que, «nesta premissa de estreitar relações com instituições de base local ou regional», a CBS «criou o Observatório de Branding Territorial, enquanto laboratório de investigação aplicado ao marketing territorial» e cujos resultados serão apresentados este ano.

No âmbito deste observatório, continuou, «está a ser concebido um Programa Nacional de Desenvolvimento de Marcas Territoriais que será uma autêntica plataforma e programa estruturado inédito para a qualificação dos territórios nos domínios do branding e do marketing territorial».

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