Especial: Comunicação Interna

Saiba como algumas das principais empresas em Portugal alcançam o sucesso nesta área.

 

Celebrar sucessos, criar empatia e desenvolver uma comunicação que permita a identificação organizacional dos seus colaboradores são ingredientes fundamentais para obter sucesso em Comunicação Interna.

Neste especial partilhamos as boas práticas da área de Comunicação Interna no AKI, Deloitte, EDP, Fidelidade, Grupo CH, Jaba Recordati, Liberty Seguros, NOS, Popular, Siemens, Siva, Unilever Jerónimo Martins e WeDo Technology.

Veja o caderno na íntegra na edição de Setembro da Human Resources.

 

Casos:

 

Alcançar a unidade A Comunicação Interna do AKI é a área por excelência que faz a ligação e o reforço da proximidade junto dos colaboradores da primeira empresa de distribuição de bricolage em Portugal.

Papel unificador Na Deloitte a Comunicação Interna desempenha um papel unificador, no conhecimento da organização, na capacidade de mobilização de equipas e na partilha da cultura da empresa e da marca.

Alinhar, mobilizar e motivar Na EDP acredita-se que colaboradores mais informados são mais comprometidos e, consequentemente, mais satisfeitos com a empresa. A comunicação interna tem contribuido para fomentar o espírito de partilha, a inclusão e a motivação.

As Pessoas são a chave da mudança Todos sabem que a Fidelidade é líder destacada do mercado segurador nacional. É igualmente verdade que as mais de 3 mil pessoas que trabalham no Grupo Fidelidade registam um nível de engagement superior à média europeia do sector.

A digitalização da Comunicação Interna A CH é uma consultora de gestão invulgar que vê a Comunicação Interna como um ingrediente indispensável para a mobilização e envolvimento das pessoas. Multipremiados em Portugal e a braços com um ambicioso processo de expansão internacional, exploram os limites da digitalização na Comunicação Interna e no negócio.

Factor crítico de sucesso A personalização da Comunicação Interna é uma das principais apostas e, também o maior desafio, da Jaba Recordati neste âmbito. Assumida como um “critical success factor”, desempenha um papel estratégico na empresa.

Criar embaixadores da marca A Liberty Seguros assume como prioritário estimular o envolvimento dos colaboradores nos projectos da empresa e fomentar um clima de confiança para, em vez de 538 colaboradores, ter 538 embaixadores da marca.

Uma viagem imperdível Os colaboradores da NOS receberam um convite para uma viagem diferente e embarcaram numa experiência cujo principal objectivo foi mostrar a importância do serviço ao cliente a todos os níveis na empresa. Estimular, participar, partilhar e incorporar foram os objectivos traçados pela Comunicação Interna para o projecto “Check-in”.

Alinhamento, partilha e reconhecimento A cultura de proximidade faz parte do ADN do Banco Popular e a Comunicação Interna desempenha um papel fundamental nesse âmbito, assumindo-se como um veículo de alinhamento, partilha e reconhecimento.

E se as redes sociais aumentassem a produtividade? As redes sociais alteraram por completo a forma como a sociedade se relaciona. Plataformas como o Facebook, o Twitter ou, mais recentemente, o Snapchat aproximaram os cibernautas abrindo a porta a um mundo novo de possibilidades. Neste âmbito surgiu a Siemens Social Network.

Equipas coesas e focadas A Comunicação Interna sempre assumiu um papel estratégico na SIVA. Melhorar o clima organizacional, reforçar a coesão interna e o envolvimento dos colaboradores no negócio são alguns dos seus propósitos.

Comunicação eficaz A Unilever é uma empresa de bens de grande consumo, líder destacado na sua actividade e na maior parte das categorias em que opera. Presente em mais de 190 países, tem a satisfação dos consumidores e o bem-estar dos mais de 169 mil colaboradores como sua missão.

Homenagem ao diálogo A Comunicação Interna é o que permite à WeDo Technologies disseminar e alimentar uma cultura de inovação, um pilar estratégico, se pensarmos que é o que une os cerca de 600 colaboradores -espalhados por 15 escritórios em 10 países e 5 continentes – à cultura da empresa.

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