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Esqueça o dinheiro. Há maneiras mais eficazes (e baratas) para motivar os seus colaboradores
Actualmente as empregas revelam que o seu maior desafio consiste no recrutamento e na retenção de talentos. Esta dificuldade faz com que muitas apostem na atribuição de bónus, no pagamento de incentivos e em aumentos salariais, iniciativas que, acreditam, serão vistas como motivadoras e mais atraentes para os colaboradores.
Mas de acordo com um estudo realizado por Ashley V. Whillans, professora assistente da Harvard Business School, usar o dinheiro como chamariz nem sempre é a resposta certa.
A investigadora avança que mais de 80% dos profissionais norte-americanos dizem que não se sentem reconhecidos ou recompensados, apesar de as empresas estarem a gastar mais de um quinto dos seus orçamentos em salários.
O que os colaboradores desejam é sentir que os seus lideres os apreciam e não têm medo de o demonstrar não apenas em pagamento, mas de outras maneiras, como horários flexíveis, teletrabalho, cartões-presente para realizar projectos importantes ou dizendo-lhes obrigado.
«O dinheiro é importante na vida das pessoas, mas não é tudo», afirma Whillans, «p que realmente importa no local de trabalho é ajudar os colaboradores a sentirem-se valorizados.”
Como recompensar os colaboradores:
- Ao recrutar, enfatize os benefícios
- O dinheiro pode motivar mas apenas em alguns tipos de trabalho, como o trabalho medido quantitativamente
- Se você der dinheiro, inclua uma nota significativa – arranje uma maneira de dar significado além dos zeros na recompensa em dinheiro
- Reconsidere os incentivos de desempenho
- Considere presentes atenciosos em vez de dinheiro
- Dê o presente do tempo e outras vantagens intangíveis
- Incentive os colaboradores a recompensarem-se uns aos outros
- Torne o reconhecimento público
- Às vezes, um simples obrigado é suficiente