Está a trabalhar partir de casa, com filhos pequenos? Estas seis dicas podem ajudar (e muito)
Trabalhar a partir de casa com pequenos à mistura parece um convite à insanidade. E, não, não há milagres. Mas, entre responder a e-mails, teleconferências, garantir que os trabalhos escolares são feitos e, ao mesmo tempo, manter a casa em ordem, há algumas dicas que podem ajudá-lo nesta missão.
Não vamos mentir. É difícil. Mas, com alguma disciplina e paciência, conseguirá conciliar o trabalho e as crianças, bem como diminuir os níveis de stress.
Com isso em mente, a Human Resources reuniu algumas dicas para tornar o desafio menos difícil. Tome nota:
- Fale com as crianças. Deve explicar-lhes que os pais estão em casa, mas que continuam a trabalhar.
- Recrie o seu espaço de trabalho habitual, na medida do possível. Se não tiver um escritório, vai ter de improvisar. Reserve uma secretária ou uma mesa adequada e mantenha à mão tudo o que necessita.
- Planeie. O mais recomendável é não fugir da sua rotina habitual de trabalho para não perder o ritmo e manter a «normalidade» possível. Opte, por exemplo, por elaborar um plano de actividades familiar diário ou semanal, definindo os momentos de trabalho, de estudo e de lazer.
- Coordene horários com o parceiro. No caso de estarem os dois em teletrabalho, tentem estabelecer horários de modo a que possam dar atenção às crianças alternadamente, sobretudo se fores bebés.
- Faça pausas. Tente com que estes momentos coincidam com os períodos de pausa das crianças.
- Seja realista. Trabalhar num escritório e em ambiente doméstico com filhos são cenários completamente diferentes, pelo que, muito provavelmente, a sua produtividade não será a mesma.