Está com dificuldade em ser contratado? Melhore estas cinco competências (são as mais procuradas pelos empregadores)

Andrew Fennell, fundador e director da plataforma britânica StandOut CV, analisa as competências mais procuradas actualmente pelos empregadores.

 

O mundo do trabalho está a mudar a um ritmo rápido, graças à Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias emergentes, às mudanças das necessidades das empresas, do comportamento dos consumidores e a um cenário económico volátil.

Tudo isto está a pressionar os trabalhadores para uma maior adaptação. Mas não é preciso entrar em pânico. Os profissionais sempre tiveram de aprender e treinar novas competências para permanecerem “empregáveis” num mercado de trabalho competitivo. Em 2024, haverá certas competências que os empregadores vão procurar e compreender quais são pode ajudá-lo a dar o próximo passo na sua carreira.

A StandOut CV partilha com a Fast Company as cinco principais competências que os empregadores procuram em 2024, para que qualquer profissional as possa dominar e posicionar-se como um candidato de destaque no cenário profissional em evolução.

Veja que skills precisa de desenvolver e melhorar para se manter competitivo e conseguir o emprego ideal em 2024.

Adaptabilidade

Do trabalho remoto às rápidas mudanças na tecnologia, o mundo do trabalho está em sempre a mudar. Por esse motivo, ser resiliente e adaptável é uma competência crucial que os empregadores procuram na sua força de trabalho. Querem profissionais que possam acompanhar a mudança, abraçar novas circunstâncias e enfrentar novos desafios à medida que surgirem.

A adaptabilidade também mostra que consegue manter a mente aberta e ser inovador, optando por ver essas mudanças ou desafios como novas oportunidades de crescimento. Isso pode ser o que o vai diferenciar dos outros candidatos.

A melhor maneira de mostrar essas competências no seu currículo é dar exemplos de ocasiões em que tomou iniciativa ou respondeu rapidamente a novas mudanças, quantificando esses exemplos sempre que possível.

Literacia e análise de dados

Os dados tornaram-se o bem mais precioso e todas as empresas dependem, de alguma forma, dos dados para as suas operações diárias. Desde pequenas e médias empresas a multinacionais, há muitas formas de utilizar os dados, por isso os empregadores procuram conhecimentos básicos de dados e competências analíticas, nas novas contratações.

Não precisa de ser um especialista no tratamento e análise de enormes quantidades de dados para oferecer insights críticos. Mas os empregadores querem ver se consegue, pelo menos, compreender a importância dos dados para o negócio e reconhecer algumas das terminologias mais básicas.

Além disso, a literacia em dados geralmente vem associada à experiência ou compreensão de ferramentas e plataformas digitais. Por exemplo, a nível pessoal, a maioria das pessoas terá uma compreensão básica de análise das suas contas de redes sociais.

Ser capaz de mostrar que compreende essas ferramentas e, melhor ainda, que sabe como criar insights úteis ​​a partir da colecta de dados pode impulsionar instantaneamente o seu currículo este ano.

Criatividade

Num cenário tão competitivo, as empresas estão conscientes de que, para se destacarem, têm de ser criativas e inovadoras. Para isso, precisam de ter profissionais criativos que possam identificar pontos problemáticos, gerar novas ideias e desafiar o status quo.

A melhor maneira de demonstrar essas competências é com um currículo apelativo que detalhe como usou a sua criatividade para causar um impacto positivo nos negócios, no passado.

Também pode mostrar a sua criatividade e destacar-se na sua procura de emprego, escrevendo biografias concisas de uma linha em sites profissionais, incluindo o LinkedIn e plataformas de emprego, e apresentando respostas interessantes e originais às perguntas nas entrevistas.

Resolução de problemas

O mundo é imprevisível e não é possível controlar tudo. Como resultado, a resolução de problemas e o pensamento crítico serão sempre competências procuradas.

No entanto, em 2024, à medida que os sectores mudam e surgem novas tecnologias, os empregadores esperam que os profissionais demonstrem como resolveram problemas críticos no passado.

Mais, a resolução de problemas exige que os profissionais pensem criticamente, analisem a situação e utilizem factos para encontrar a solução mais benéfica. Isso requer raciocínio lógico, criatividade e adaptabilidade – algumas das outras competências desta lista.

Literacia e sensibilização para a sustentabilidade

Por último, embora possa parecer uma competência muito específica, a importância da sustentabilidade está a impactar as empresas em todo o mundo e, consequentemente, a literacia em sustentabilidade tornou-se uma das competências mais importantes para 2024.

A literacia em sustentabilidade mostra que tem consciência do impacto das empresas no planeta e o papel que estas devem desempenhar perante a comunidade e o meio em que se inserem e actuam. Portanto, a literacia em sustentabilidade também lhe dá outra oportunidade de provar que é adaptável.

Esta lista de competências descreve uma combinação perfeita de soft e hard skills que podem ajudá-lo a ser contratado em 2024. Se ainda não as tem, tome isso como um sinal para ter alguma formação adicional e melhorar as suas capacidades para se destacar num mercado de trabalho competitivo.

Ler Mais