
Esta empresa acabou com o departamento de Recursos Humanos. E explica porquê
A Hipoges, empresa de gestão de activos no sul da Europa, lançou o departamento de People & Culture, anteriormente conhecido como Recursos Humanos.
«Alterar o nome deve fazer parte de um processo de transformação mais profundo, no qual se estabelecem novos procedimentos e acções, com o objectivo de mudar o propósito da função, o foco ou as prioridades», explica Javier Lorés, Chief People & Culture Officer da Hipoges.
«O nome Recursos Humanos, tradicional e amplamente utilizado, já não reflecte a realidade actual, nem transmite o cuidado e a atenção que a Hipoges dedica aos seus colaboradores. Acreditamos que este nome não está alinhado com a realidade actual, nem transmite o cuidado e a atenção que, na Hipoges, temos pelas pessoas», acrescentou Javier Lorés.
Esta mudança afectará todas as empresas do grupo Hipoges nos quatro países onde opera (Espanha, Portugal, Itália e Grécia), onde emprega mais de 1800 profissionais no total, em Janeiro de 2026, de 31 nacionalidades diferentes.
A adopção da designação People & Culture procura transmitir uma visão mais inclusiva e humana da função de Recursos Humanos. «É um nome que reconhece as pessoas e a importância que têm na organização, que promove um ambiente diverso e inclusivo com foco no bem-estar, e que reflecte a importância da cultura e dos valores da empresa», afirmou Javier Lorés.