
Esta empresa renovou o escritório a pensar nas novas formas de trabalho e no ambiente
A JLL renovou integralmente a sua sede em Lisboa, num projecto que coloca o bem-estar dos colaboradores, a sustentabilidade e a tecnologia no centro. A consultora mantém os seus escritórios no edifício Héron Castilho dando nova alma ao espaço.
Numa total reestruturação do espaço, o novo escritório da JLL conta agora com 180 postos de trabalho (dos quais 110 são lugares tradicionais e 70 lugares para trabalho colaborativo), oito salas de reunião, seis zonas colaborativas, vários phone e train booths, auditório híbrido, o JLL Café e diversas áreas de lounge.
A renovação do espaço foi idealizada por uma equipa multidisciplinar da JLL, com especialistas em Workplace Strategy, Sustentabilidade e Branding. O projecto de arquitectura e a obra ficaram a cargo da Tétris, a empresa do grupo JLL de Design & Build. Existiram ainda várias actividades de Change Management, a gestão da mudança que clarifica e prepara os colaboradores para novas formas de trabalhar.
«Este é um projecto que tínhamos planeado fazer este ano e que, agora com a situação de pandemia, fez ainda mais sentido. Queríamos ter um escritório do futuro, um espaço mais “amigo” dos nossos colaboradores, colocando o seu bem-estar e conforto em primeiro lugar, mas que, ao mesmo tempo, fosse também mais “amigo” do ambiente e que integrasse as novas tendências em termos de organização de espaço, de modelos de trabalho e de tecnologia. Tudo num ambiente onde está bem visível a identidade global da marca e a especificidade de sermos a JLL em Portugal. O resultado superou as nossas melhores expetativas. O impacto que está a ter na produtividade e felicidade das pessoas é excelente. Este é um escritório que de certeza vai inspirar outros escritórios da JLL e também dos nossos clientes», comenta Pedro Lancastre, diretor-geral da JLL Portugal.
A sustentabilidade é uma das preocupações centrais do novo escritório da JLL. Desde logo nos materiais e equipamentos, com uso privilegiado de matérias recicláveis, a reutilização de grande parte do mobiliário e equipamentos ou uma iluminação 100% led.
O escritório foi desenhado para ter uma ocupação optimizada, respondendo a picos de utilização, sem desperdício de área. Prova desta eficiência é a “dupla” função do espaço de trabalho, ao ser também como um showroom da Tétris. O novo escritório acolhe as diferentes peças de mobiliário e elementos decorativos com que a Tétris trabalha nos seus projectos, sendo plenamente utilizadas pelos colaboradores, mas funcionando também como uma montra viva para os clientes e de teste para os colaboradores.
O investimento na tecnologia e no reforço das medidas de segurança que hoje ganham um destaque ainda mais importante não foram esquecidos no novo escritório, com a implementação generalizada do teletrabalho e novos protocolos de higienização.
Em termos tecnológicos, destacam-se as melhorias nos sistemas de gestão das salas de reunião, de acessos e de comunicação, com a utilização de sistemas audiovisuais que permitem reuniões virtuais mais imersivas e um sistema wi-fi por todo o escritório que oferece uma maior mobilidade dos colaboradores entre os dois pisos da JLL.
Em termos estruturais, o novo escritório integra duas grandes áreas, unidas no propósito de proporcionar a melhor experiência a quem utiliza o espaço, quer como colaborador quer como cliente. Depois de alguns inquéritos internos em que a empresa tentou recolher as prioridades dos colaboradores para o espaço de trabalho, esses inputs serviram depois como linhas orientadoras para o desenho do novo escritório.
No piso 8 está a “fábrica”, a força da empresa, onde estarão as equipas em atividade e produção. Aqui estão os postos de trabalho e as zonas colaborativas, com a grande novidade de não existirem lugares atribuídos. A mobilidade e flexibilidade trazidas pelo teletrabalho são o grande motivador desta opção, propondo-se que o escritório funcione, sobretudo, como um espaço de partilha, encontro e discussão entre as equipas, deixando o trabalho individual e de concentração para casa.
Existem secretárias tradicionais e regulares, mas também mesas altas mais próximas das janelas, zonas informais de reunião e diversos espaços lounge, destacando-se como exemplo máximo do tom de humanização que se pretende imprimir, um baloiço na zona central do piso.
No piso 11 concentram-se os espaços de reunião, a zona de copa comum e um auditório híbrido preparado para receber todo o tipo de eventos, desde formação interna a eventos externos, o JLL Café. Este piso foi especialmente concebido para receber os clientes e os colaboradores nos momentos de pausa.