Está numa entrevista de emprego e não sabe como responder a perguntas sobre salário? Leia (com atenção) este artigo

Tem uma entrevista de emprego e não sabe como reagir quando a conversa chegar às perguntas sobre salário. Neste contexto, o Ekonomista partilha seis conselhos para a o ajudar.

1. Prepare-se

Tudo começa ainda antes do momento da entrevista. Quando está a candidatar-se a uma determinada função deve preparar-se e fazer uma pesquisa sobre o mercado.

Isso passa por informar-se sobre o nível de salários praticados na sua profissão e na função à qual se candidata (tendo sempre em consideração a sua experiência).

Além disso, deve ainda estabelecer o mínimo que estará disposto a aceitar. E não se esqueça de introduzir nessa equação outros benefícios, como flexibilidade, bónus e prémios de produtividade, seguros de saúde, formação ou férias.

2. Tenha sempre em consideração a sua experiência

Quando estiver a formar a sua ideia sobre qual seria o valor justo pelo seu trabalho naquela área e função específica, não se esqueça de ter em conta a sua experiência profissional.

Ou seja, se estiver agora a entrar no mercado de trabalho, provavelmente terá menos argumentos para negociar (apesar de ainda assim, poder referir alguns cursos e formações ou estágios realizados até ao momento).

Por outro lado, se tiver oito anos de experiência numa função semelhante, deve procurar valorizar-se, aproveitando para comprovar os resultados alcançados previamente e argumentar assim o salário que pretende.

3. Baseie-se no seu salário anterior ou no actual

Uma boa forma para se preparar para as perguntas sobre salário é também basear-se no seu ordenado actual ou anterior para definir um valor na sua cabeça.

Por isso, se tem dificuldade em definir um valor justo para si ou em justificar o salário que pretende, uma boa solução é ter como referência o seu salário actual.

No caso de estar desempregado, tenha como base o salário anterior. Mas não se esqueça, existem outros factores a adicionar como a experiência, a função, a área e, claro, o seu valor enquanto profissional.

 

4. Tente adiar as perguntas sobre salário para o fim da entrevista

Sempre que for possível deve evitar responder directamente a este tipo de questões. Isto é, se o questionarem directamente «Qual a sua expectativa salarial?» não responda dizendo de imediato o valor sem qualquer tipo de argumentação, como por exemplo: «1000 euros líquidos».

Deve procurar fazer do salário uma questão secundária a discutir. Afinal, o primeiro passo é dar-se a conhecer ao entrevistador e compreender melhor os valores da empresa.

Não se esqueça que é crucial o empregador conseguir conhecê-lo melhor e ter a oportunidade de abordar falar pontos essenciais do seu currículo ou de que forma poderia contribuir para o crescimento da empresa.

Por isso, tente, acima de tudo, que a discussão da questão salarial seja deixada para o final da entrevista. O ideal é que o recrutador sinta que é o candidato perfeito antes de chegar à parte de definir o salário.

 

5. «Quanto espera receber?» ou «Quais são as suas expectativas salariais?»

Se, mesmo assim, o recrutador avançar para a pergunta «Quanto espera receber?» e não conseguir fugir ao tema, não fale em valores concretos sem salientar a sua experiência e as suas pretensões em termos profissionais e expectativas de carreira.

Depois não dê um valor muito concreto e definitivo, caso contrário pode sair prejudicado. Em vez disso, diga algo como «procuro algo à volta de x euros», mostrando que está familiarizado com a média para a sua categoria profissional.

 

6. Fale em intervalos salariais

O importante é evitar números concretos. E a melhor forma para o fazer é apresentar intervalos salariais, mínimos e máximos, que vão ao encontro do que pretende. Pode dizer algo do género: «De acordo com as minhas pesquisas, para estes cargos o salário costuma ser habitualmente entre x e y», aproveitando para perguntar «É este o intervalo salarial que têm para esta posição?».

 

7. Esteja seguro e demonstre firmeza

Assim que referir as suas expectativas salariais, chega o momento de negociar o salário com o empregador. Aqui, é extremamente importante que converse com firmeza, directamente sem dar espaço para muitos rodeios.

Seja o mais natural possível e não tenha vergonha de falar abertamente sobre o intervalo salarial. O importante é que não o faça sendo prepotente e incoerente.

 

8. Não feche portas – esteja aberto à negociação

A possibilidade de negociação deve ser sempre mantida em aberto até que verifique que não existe mais espaço para tal. E deve analisar todos os prós e contras antes de recusar uma oferta, mesmo que não vá ao encontro das suas pretensões iniciais.

Assim, opte por avaliar se a empresa lhe pode dar outros benefícios que até possam compensar um valor de ordenado mais baixo.

Caso contrário, não aceite menos do que espera de forma imediata. Lembre-se que definiu um valor mínimo para si. Por isso, não deve nunca aceitar menos do que isso, só mesmo em último caso quando perceber que não há mais espaço para negociações e que precisa mesmo daquele emprego.

Ler Mais