Está sempre a aceitar trabalho extra? Aprenda a estabelecer limites no trabalho (sem comprometer a sua carreira)

Está a atingir o seu limite, mas, mesmo assim, continua a aceitar qualquer trabalho extra que o seu manager lhe dá? A Forbes partilha dicas para transformar o “sim” num “não” confiante, sem arriscar a sua carreira.

Está a atingir o seu limite, mas, mesmo assim, continua a aceitar qualquer trabalho extra que o seu manager lhe dá? Quando a sua carga de trabalho excede a sua capacidade, isso pode causar ansiedade, stress e até burnout. Na verdade, segundo o último relatório do Future Forum Pulse, o burnout devido ao stress no local de trabalho atingiu o seu ponto mais alto, com 42% da força de trabalho a reportá-lo.

Um grupo especialmente susceptível ao burnout são as mulheres, porque são mais propensas a serem responsáveis pelas tarefas domésticas e de prestação de cuidados (além de terem empregos a tempo inteiro).

Num estudo do Pew Research Center, mesmo as que são o sustento da família envolvem-se mais em trabalho não remunerado, como tarefas domésticas e cuidados com os filhos. Se a isso adicionarmos a falta de limites no trabalho, é fácil entender por que muitas mulheres lutam para dar conta do recado.

Felizmente, não precisa de aceitar todos os pedidos para manter a segurança no emprego. A Forbes partilha dicas para transformar o “sim” num “não” confiante, sem arriscar a sua carreira.

Mude o seu mindset

O primeiro passo para criar limites é mudar o mindset. Definir limites não é egoísmo. É uma necessidade. Em vez de entregar o seu poder ao chefe, recupere-o estabelecendo limites saudáveis. Os limites são fundamentais porque criam segurança, protegem o seu bem-estar, promovem relacionamentos saudáveis e aumentam a sua auto-estima.

Sem eles, poderá sentir-se exausto e ressentido. Viver sem limites é viver sem o respeito que merece. Depois de reconhecer o seu direito de expressar abertamente as suas necessidades, estará pronto para dar o próximo passo.

Defina as suas prioridades

Antes de estabelecer limites no trabalho, defina os seus valores e prioridades. Pergunte a si mesmo se mudaram com o tempo. Por exemplo, pode ter passado de zero filhos a ter gémeos no espaço de um ano, ou talvez esteja a cuidar de um progenitor idoso. Outra prioridade pode ser o seu próprio bem-estar. Tem lutado contra insónias e dores de cabeça devido a stress associado ao trabalho? Se a falta de limites no emprego estiver a causar problemas de saúde, é hora de fazer mudanças imediatas.

Determine os seus limites

Depois de definir os seus valores e prioridades, é hora de definir os seus limites. Para começar, classifique-os. Limites rígidos são aqueles que se recusa a comprometer. Limites suaves são flexíveis e não indispensáveis. Por exemplo, ver um email urgente depois das 18h pode ser considerado um limite flexível, mas as aulas de natação dos seus filhos é um limite não negociável.

Comunique e seja consistente

Os limites no trabalho devem ser comunicados de forma clara, confiante e frequente. Mas não enumere só os seus limites, explique também por que precisa deles. Seja honesto para que o manager e os seus colegas entendam a sua perspectiva. Além disso, defina os seus termos. Por exemplo, se não deseja ser contactado durante as férias, a menos que seja urgente, descreva o que constitui uma emergência.

Os seus limites serão inevitavelmente violados em algum momento. Quando isso acontecer, resolva o problema imediatamente. Fale e diga à pessoa qual é o problema e como deseja proceder. Embora inicialmente possa parecer desconfortável, é melhor reforçar os seus limites no momento, em vez de esperar.

Pratique dizer “não”

Se dizer “não” o deixa desconfortável, não há problema. Às vezes, basta praticar. Comece por experimentar o “não” em situações menos intensas. Alguns exemplos incluem dizer não a um vendedor ambulante ou avisar um amigo que não poderá comparecer àquele jantar. Pode até criar cenários e praticar em casa.

Eis alguns exemplos de maneiras apropriadas de dizer “não” num ambiente de trabalho (algumas sem usar a palavra “não”):

  • «Adorava participar na conferência, mas coincide com o aniversário da minha filha e não o posso perder.»
  • «Infelizmente, tenho a agenda cheia nesses dias. Pode enviar-me alguns horários alternativos para agendar uma reunião?»
  • «Obrigado por se lembrar de mim, mas o meu manager pediu-me para priorizar dois outros projectos antes de aceitar mais algum.»

Definir limites no trabalho é essencial para o bem-estar e sucesso na carreira no longo prazo. Quando os ignora, está a abdicar do seu poder. Mas quando os reforça, ensina os outros como quer ser tratado.

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