Esta tecnológica promove «uma proximidade que é difícil de explicar, mas fácil sentir»

Num mercado altamente competitivo como o tecnológico, o CEO da Boost IT não tem dúvidas de que são as suas pessoas que fazem a diferença. Por isso, promove uma cultura de proximidade, união e prioridade. Tendo inclusive um Happiness e Retention manager.

 

Por Sandra M. Pinto

 

A tecnológica 100% portuguesa Boost IT desenvolve a sua actividade em áreas muito específicas em termos de qualificações, por isso a aquisição e retenção de talento tecnológico é uma prioridade, tal como, de forma mais genérica, a aposta na Gestão de Pessoas e o fortalecimento da cultura organizacional. Nesse sentido, o CEO Bruno Ribeiro faz notar que «a Boost IT foi fundada em 2018 por um grupo de pessoas apaixonadas por tecnologia e motivadas para melhorar o mundo. Acreditamos que a tecnologia pode levar a uma mudança positiva na sociedade, conectar e inspirar, garantindo aos nossos clientes, energia, flexibilidade e capacidade para entregar sempre com padrões de qualidade e referência.»

Isso só é possível com uma equipa qualificada e motivada. Assim, a Boost IT faz questão de que, desde o primeiro momento, os seus colaboradores se sintam parte da empresa. «É esta proximidade que lhes dá a confiança de que estamos todos juntos e unidos. É difícil de explicar, mas fácil de sentir», acredita Bruno Ribeiro, que garante ainda que, mais do que um pilar importante para o sucesso da empresa, os Recursos Humanos são uma prioridade. «A Boost It são as pessoas que a integram, são elas que nos representam e que nos fazem acreditar que podemos fazer a diferença num mercado altamente competitivo e exigente. É esta a nossa motivação para assumirmos o mesmo compromisso todos os dias, assim como o foco, a dedicação e a energia.»

 

Atrair e reter o melhor talento tecnológico
Actuando «em áreas muito específicas e exigentes em termos de qualificações», a tecnológica tem enfrentado desafios na aquisição do melhor talento, à semelhança de outras. O CEO não esconde que é, de facto, um «mercado altamente concorrencial, que ficou ainda mais agressivo após a pandemia. A globalização destes perfis, que passaram a estar disponíveis para inúmeros projectos, sobretudo internacionais, com salários superiores aos praticados no mercado nacional, trouxe-nos um grande desafio. Temos de nos diferenciar pela qualidade dos nossos projectos e pelo time to market, num processo de identificação de perfil, sob pena de perder a pessoa certa», afirma. Por outro lado, «a procura por perfis tecnológicos com conhecimentos técnicos cada vez mais exigentes aumentou nos últimos anos, pelo que a aposta na formação contínua é essencial.»

A Boost IT abriu recentemente um novo escritório em Portugal, mais precisamente na cidade do Porto, para o qual tem estado a recrutar. «Estamos a contratar toda uma equipa de gestão para garantir os mesmos standards de qualidade a que os nossos clientes estão habituados.» Faz parte dos planos da empresa continuar a apostar e a crescer na cidade Invicta, bem como em toda a zona norte. «A abertura deste escritório passa também pelo objectivo de garantir uma maior proximidade aos colegas no Norte», acrescentou o responsável.

Com mais de 350 colaboradores distribuídos por 20 países, entre Europa, Ásia e América do Sul, e a trabalhar maioritariamente mercados internacionais, como a Dinamarca, a Bélgica, o Brasil, as Filipinas e a Malásia, a Boost IT procura «pessoas dedicadas, que se destaquem pelas competências técnicas, mas que tragam energia, espírito de equipa, que queiram crescer na sua carreira e que acreditem » na empresa para os acompanhar neste percurso». A fidelização do talento tecnológico é encarado como uma peça-chave para o seu sucesso enquanto empresa de referência no mercado onde actua. «Isto passa por garantir que as pessoas se sentem ouvidas, reconhecidas e valorizadas», sublinha Bruno Ribeiro.

Com esse objectivo sempre em mente, na Boost IT trabalha-se «sempre para a melhor employee experience. É o que nos move, pois, de nada serve atrair o melhor talento se não o conseguirmos reter », reconhece o CEO. É precisamente no âmbito da employee experience que têm apostado na implementação de políticas diferenciadoras. «Investimos em algumas medidas que visam a promoção do bem- -estar, como sessões de meditação, aulas de fitness, aluguer de campos de futebol e padel, e actividades de team bulding das quais destaco paintball, karts, quizz, escape room, etc.», enumera Bruno Ribeiro, não deixando de acrescentar que, simultaneamente, também têm «investido numa política de flexibilidade, de implementação de benefícios adequados, de desenvolvimento de carreira e de formação contínua».

A pandemia causou várias mudanças nas empresas, mas, neste âmbito, não afectou a Boost IT. Bruno Ribeiro assegura que mantiveram «as mesmas políticas, apostando mais no acompanhamento online, no envio de algumas surpresas, mas sentimos também a necessidade de apoiar mais os nossos colaboradores na área da saúde mental», partilha. Sendo inegável que a pandemia trouxe muitos desafios a todos, quer a nível profissional, quer pessoal, desde o seu início que foi prioridade procurar saber «como estavam as pessoas a gerir estas mudanças nas suas dinâmicas familiares». Isto levou à realização de uma parceria com uma psicológa, que «permitiu disponibilizar acompanhamento psicológico aos colaboradores que sentiam esta necessidade, acompanhamento que se mantém ainda hoje», conta.

 

Uma aposta na felicidade
Com uma cultura de proximidade, união e transparência, como faz questão de frisar Bruno Ribeiro, a Boost It quer continuar a crescer, mas sem nunca perder a essência da empresa. «Temos orgulho na nossa forte cultura, que desafia o status quo e procura sempre a melhor solução para os nossos clientes, mantendo estes valores e, sobretudo, construindo ligações fortes entre as pessoas e os seus objectivos.»

Para tal, é preciso implementar essa cultura junto dos colaboradores, «o que pode acarretar algumas dificuldades», reconhece o CEO. Para conseguir ultrapassá-las, mantêm «o contato próximo com todos, procuramos conhecer as suas dificuldades e ajudá-los a superá-las. Criamos condições para que se sintam bem connosco e queiram continuar a fazer parte desta família», reitera. «Criamos e fortalecemos o sentimento de pertença e propósito, sempre focados numa visão de longo prazo e de gestão de carreira.» Não negando que, durante a pandemia, foi «um grande desafio manter esta proximidade sem o “face-to-face” a que as pessoas estavam habituadas», garante que sabe que foram bem-sucedidos.

Foi esta cultura de proximidade que fez a empresa criar a figura do Happiness e Retention Manager. As suas funções «passam por ouvir os colaboradores, ler o seu comportamento, e implementar medidas que promovam o bem-estar individual e organizacional. Envolve, por exemplo, aferir o nível de felicidade da organização, propor actividades que permitam aumentar o engagement, participar no onboarding de novos colaboradores, organização e gestão de eventos, workshops, acções de team building, etc.»

No seguimento do objectivo de proporcionar a máxima felicidade aos seus colaboradores, a tecnológica prioriza igualmente o work-life balance. «Se queremos colaboradores felizes e motivados para o sucesso, é fundamental garantir que têm tempo de qualidade com as suas famílias e amigos; que se dedicam em igual medida às actividades pessoais que os gratificam, e que estão integrados em projectos ajustados a cada perfil, respeitando as características e objectivos de cada um.»

Com uma equipa de gestão com mais de 15 anos de experiência na entrega de soluções tecnológicas em Portugal e além- -fronteiras, Bruno Ribeiro assegura que a Boost It é uma boa empresa para se trabalhar. «Somos jovens, dinâmicos e temos muita energia, pelo que estamos sempre prontos para novos desafios e para criar valor. As pessoas são o nosso activo mais importante e a razão do nosso negócio.» Ao promover um ambiente de inovação e excelência, a empresa faz por trabalhar em projectos com impacto global, estando focada em resolver os problemas mais complexos dos clientes. «Somos um hub privilegiado, com oportunidades para trabalhar em projectos de referência nacional e internacional, com foco na inovação e com acesso às mais recentes tecnologias.»

Olham o futuro com optimismo e ambição, «a mesma que caracteriza a empresa desde o início». Bruno Ribeiro acredita que, em 2022, vão «conseguir expandir o pipeline de projectos nacionais e internacionais, reforçar a presença na zona norte de Portugal, mas também “olhar” lá para fora e para as boas oportunidades de expandir a marca». Sem nunca esquecer os seus profissionais. «Vamos continuar a apostar nas nossas pessoas, pois queremos envolvê-las cada vez mais na vida da organização, criar valor nas suas carreiras, e garantir que podem ter um plano de carreira connosco», conclui.

 

Este artigo foi publicado na edição de Maio (nº.137) da Human Resources, nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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