
Estão por aí génios da inovação?
A Primavera BSS realiza hoje e amanhã (24 e 25 de Novembro) a quinta edição da Tec Talks, uma iniciativa de fomento ao espírito empreendedor e à inovação, que irá premiar os projectos e aplicações de gestão disruptivas que tirem partido das tecnologias mais modernas.
A edição deste ano da Tec Talks é subordinada ao tema “BrainFusion” e conta com a participação de 29 equipas compostas por colaboradores, parceiros da Primavera e estudantes universitários. A grande novidade de 2016 são as Talks, ou seja, pitches de 20 minutos nos quais serão apresentados projectos irreverentes que se distinguiram em diversas áreas de conhecimento, estando previstas 19 sessões, entre as quais se destacam intervenções de fundadores de startups, uma sessão sobre IOT (Internet of Things) e Indústria 4.0.
A Tec Talks 2016 terá também a apresentação de um projeto pioneiro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) que consiste no acesso à internet a bordo dos autocarros e na implementação de telemetria que permitirá monitorizar a localização das viaturas em tempo real e a contagem da entrada e saída dos passageiros. Junto às instalações do edifício sede da Primavera, em Braga, estará estacionado um dos autocarros onde esta tecnologia está a ser testada para que os participantes nestas sessões a possam ver In loco.
Ao contrário das edições anteriores, nesta 5.ª edição não haverá maratona de desenvolvimento, ou seja, o protótipo a apresentar não tem que ser desenvolvido durante os dois dias da iniciativa, podendo os participantes levar já os seus protótipos concluídos e apresentá-los ao júri. Lourenço Antunes, responsável pela área de desenvolvimento de software da tecnológica portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções de gestão empresarial, e mentor do projecto, salienta que o objectivo desta iniciativa é «reforçar o estímulo à inovação e à criatividade, pois estes são os valores que estão na génese da Primavera. É, por isso, essencial abrir as portas a novas ideias e proporcionar um ambiente criativo onde todos tenham a oportunidade de mostrar os seus projectos de software e perceber a sua viabilidade.»
Ao longo destes dois dias a sede da Primavera irá assim transformar-se num espaço de partilha de ideias e experiências entre pessoas com backgrounds distintos, envolvidos no desenvolvimento de software, estando ainda previstas várias acções lúdicas.
A sessão de encerramento contará com a intervenção de António Braz Costa, board manager da Portuguese Technological Centres Network, director-geral do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, administrador executivo do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, presidente da Textranet – Rede Europeia de Institutos de Investigação Têxtil e também vice presidente da Textile ETP (European Technology Platform).
O programa do evento está disponível no site.