Nova SBE, NOVA Medical School e Harvard criam instituto dedicado ao futuro com Inteligência Artificial
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e a NOVA Medical School, em parceria com o Digital Data Design Institute at Harvard, anunciam a criação de um novo Instituto global, o Digital Data Design Institute at Nova SBE and NOVA Medical School, dedicado ao estudo do impacto da Inteligência Artificial (IA) e das tecnologias digitais ao serviço da sociedade.
Desenvolver estudos e projectos que analisem o impacto das tecnologias emergentes e criem soluções inovadoras para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo digital é a grande missão do novo instituto, que contará com a liderança de Lénia Mestrinho, directora do Digital Data Design Institute at Harvard.
Emergindo da Harvard Business School, o Instituto «ultrapassa as fronteiras dos Estados Unidos para, em Portugal, preparar o sector público e o tecido empresarial, para um futuro onde a IA será uma presença constante e transformadora».
«A IA tem vindo a alterar significativamente a vida dos cidadãos e das organizações. Este Instituto pretende apoiar as empresas na experimentação massiva de tecnologias e na sua integração holística no modelo operacional», explica Lénia Mestrinho.
«Adicionalmente, o lançamento do Digital Data Design Institute em Portugal representa um marco significativo na estratégia de internacionalização e de inovação da Nova SBE e da NOVA Medical School, fortalecendo as ligações com Harvard, uma das mais prestigiadas universidades do mundo.»
«Como sociedade, só podemos desbloquear todo o potencial da IA através da colaboração global na investigação», afirma Karim Lakhani, presidente do corpo docente do Digital Data Design Institute at Harvard e Professor Dorothy and Michael Hintze de Administração de Empresas na Harvard Business School.
«A colaboração é fundamental para a missão do Instituto e, ao estabelecer parcerias com a Nova SBE e a NOVA Medical School, estamos a dar um passo importante no aprofundamento da nossa compreensão e na partilha de conhecimentos que irão impulsionar avanços transformadores para as empresas e a sociedade em todo o mundo.»