Este programa permitiu integrar mais de 1700 pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Em 2023, o Incorpora, programa de inclusão socioprofissional da Fundação ”la Caixa”, desenvolvido em Portugal com a colaboração do BPI, promoveu um total de 1764 inserções laborais de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Um número alcançado graças à participação de 52 entidades sociais e à colaboração de 924 empresas contratantes comprometidas com a responsabilidade social e com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O programa Incorpora visa promover a contratação, por parte de empresas presentes em Portugal, de pessoas em risco ou situação de exclusão. Através deste modelo de integração socioprofissional, o Programa prestou apoio a 4243 pessoas, 2740 das quais participaram nele pela primeira vez.

O programa promove a inserção laboral de grupos sociais vulneráveis, como o das pessoas com deficiência física, intelectual ou sensorial; das pessoas migrantes; das pessoas com mais de 45 anos e das pessoas com problemas de toxicodependência.

Centra-se também na promoção da igualdade de género no acesso ao emprego e na inserção de mulheres em situação de vulnerabilidade. Neste sentido, do total de inserções proporcionadas pelo Incorpora no ano passado, 1046 foram de mulheres, 49 delas vítimas de violência de género.

Em paralelo, através das linhas de acção específicas do programa, Reincorpora e Saúde Mental, foi alcançada a inserção de 17 pessoas privadas de liberdade e de 81 pessoas com problemas de saúde mental.

Desde a implementação do programa em Portugal, em 2018, obtiveram emprego no país através do Incorpora 7709 pessoas em situação de vulnerabilidade. Isto foi possível devido à colaboração de 2512 empresas contratantes de diversos sectores de actividade, como o da hotelaria, comércio, limpeza, cuidados de saúde, transporte e armazenamento.

Por via do seu compromisso com a inserção sociolaboral, estas empresas contribuem para o ODS 8 (Trabalho digno e crescimento económico) e para o ODS 10 (Reduzir as desigualdades), consagrados na Agenda 2030 das Nações Unidas, abrindo novas vias de acesso ao mercado de trabalho a grupos sociais em situação de vulnerabilidade.

O programa Incorpora contribui também para o ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objectivos), pois promove no território o estabelecimento de parcerias entre as entidades do terceiro sector e as empresas contratantes, a fim de produzir um impacto positivo e sustentável nas pessoas e na sociedade.

As 52 entidades sociais portuguesas estão agrupadas territorialmente em quatro grupos, geridos por uma equipa de coordenação, a saber: Grupo Sul, Grupo Zona Metropolitana de Lisboa, Grupo Centro e Grupo Norte.

As tarefas atribuídas aos técnicos de inserção laboral incluem a prospeção de empresas, a concepção de itinerários personalizados de inserção laboral e um acompanhamento profissional que valide a adequação das pessoas contratadas às características dos postos de trabalho.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projectos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

Ler Mais