
Este sector recebeu mais de 1400 queixas em quase três meses
Este Verão, entre Junho e Agosto, chegaram ao Portal da Queixa mais de 1400 reclamações dirigidas ao sector do Turismo, um aumento na ordem dos 12%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais problemas relatados pelos portugueses estão relacionados com as cobranças indevidas, reembolsos e qualidade da hospedagem ou serviço. Outro alerta, nestas férias, vai para os casos de burla denunciados: cerca de 400 em quase três meses.
As férias estão quase a terminar, mas para muitos que já foram, o período que deveria ser de descanso, trouxe algumas dores de cabeça, segundo aferiu uma análise do Portal da Queixa.
Entre os dias 1 Junho e 18 de Agosto, os portugueses registaram na plataforma 1444 reclamações relacionadas com as férias, no âmbito da categoria: Hotéis, Viagens e Turismo. Verificou-se um crescimento de 12% no número de queixas, em comparação com o período homólogo, que registou 1290 ocorrências.
A gerar os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores estão problemas associados à cobrança indevida, a somar 28,7% das queixas recebidas. Referem-se ao débito de valores não autorizados ou não reconhecidos pelos consumidores.
Segue-se a dificuldade com o reembolso, tema que acolhe 18,3% das ocorrências e a motivar 7,2% das reclamações, nestas férias, está a qualidade do serviço ou hospedagem, referente a casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço.
A reunir 7% das queixas contra o sector, está o tema cancelamento ou alteração da reserva. Já 5,9% dos problemas partilhados referem-se ao apoio ao cliente. Os consumidores relatam a dificuldade em obter auxílio da entidade para a solução de problemas ou dúvidas.
Também alvo de análise, a categoria Aluguer de Automóveis recolheu 212 reclamações no período analisado (Junho a 18 de Agosto), um aumento de 17,8% das queixas, face a 2023, onde se observaram 180.
Sobre os alegados esquemas via compras online no sector Turismo, segundo apuraram os dados, entre Junho e Agosto, o tema burla foi denunciado em 387 reclamações. Entre os motivos apresentados pelos portugueses encontram-se: reembolso não recebido (63,6%); transação não autorizada ou desconhecida (19,7%); phishing (8,5%); a publicidade falsa (4,2%) e a subscrição de serviços (2,7%).