Estes cinco erros impedem as empresas de crescer. Evite-os (a todo o custo)

O que faz uma empresa crescer? A resposta a essa pergunta pode ser longa por englobar uma série de aspectos importantes que devem ser considerados, no entanto, existem alguns erros que podem influenciar negativamente esse processo. O mentor empresarial e especialista em neurolinguística, Gustavo Medeiros, identificou cinco.

 

Tome nota:

1. Atender apenas às expectativas:
«Estamos cansados de ouvir que é importante atender às expectativas dos clientes e isto é realmente muito importante, mas, actualmente, os clientes têm-se tornado mais criteriosos e ligar apenas às expectativas pode não ser o suficiente, por isso, é importante sempre tentar superá-las. É fundamental para fidelizar clientes», explica Gustavo Medeiros.

 

2. Muitos chefes, poucos líderes:
«Equipas bem lideradas são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, mas isso não pode ser feito por um simples chefe que delega actividades em critérios e dá ordens sem contexto. É preciso investir em líderes com capacidades de adaptação e análise para melhor utilizar os talentos da sua equipa e aplicá-los assertivamente.»

 

3. Falta de inovação
«Este é o erro que mais causa o fim de empresas. O mundo moderno está em constante desenvolvimento e isso deve ser acompanhado pelas empresas. Quem não procura sempre inovar, pensar fora da caixa, oferecer novas soluções, novos produtos, serviços e abordagens, fica para trás e muitas vezes não consegue recuperar a sua posição no mercado novamente», afirma o especialista.

 

4. Mau atendimento
«Com o crescimento do uso de inteligência artificial e chatbots, o atendimento humanizado e adaptado está a tornar-se um diferencial cada vez melhor, os clientes gostam do contacto humano-humano e isso deve ser motivo de atenção.»

 

5 – Falta de conhecimento do público-alvo
«Nenhum dos itens acima pode ser aplicado sem o adequado conhecimento das necessidades do seu cliente, é quase inconcebível que, com a tecnologia actual e os diversos dados sobre seu público adquiridos com facilidade, eles não sejam devidamente utilizado», alerta Gustavo Medeiros.

Ler Mais